Na manhã desta terça – feira (26), os vigilantes das agencias bancarias de Juazeiro – BA paralisaram suas atividades por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste salarial, aposentadoria especial e principalmente o pagamento do adicional de periculosidade.
O adicional de periculosidade, ou lei do risco de vida, como é conhecido, garantirá um adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes, em virtude da exposição da categoria a roubos ou outras espécies de violência física.
Segundo o delegado regional do sindicato dos Vigilantes Alberto Ferreira, a categoria está a mais de 10 anos reivindicando o adicional ao Patronato das Empresas. Mas só em dezembro de 2012 a lei 12740/2012 que regulamenta o risco de vida, foi sancionada pela Presidenta da Republica Dilma Rousseff.
Hoje pela manhã os vigilantes paralisaram suas atividades somente na rede bancária da cidade, mas no período da tarde todas as atividades da categoria estarão suspensas. “Hoje pela manhã estamos parando os bancos, mas pela tarde vamos parar todos os postos de trabalho, vamos parar todas as universidades que tem aqui cidade” afirmou o Presidente do Sindicado.
Com a greve dos vigilantes a preocupação com segurança durante as idas ao banco tornou-se ainda maior. Para a agente de saúde Maria Luzia Gonçalves, o receio maior é a falta de segurança. “Com essa greve o banco pode até deixar de funcionar, mas meu maior receio é com a segurança” afirmou.
Segundo o sindicato o sinal de greve foi dado no dia 1º de fevereiro.
Da Redação