Os combatentes das Brigadas de Defesa de Benghazi (BDB) invadiram o aeroporto principal de Ras Lanuf, segundo o coronel Ahmad al Mismari, porta-voz do Exército Nacional Líbio, forças que apoiam as autoridades com sede no leste da Líbia não reconhecidas pela comunidade internacional.
“Os assaltantes estavam equipados com tanques modernos e um radar para neutralizar nossa força aérea”, contou Mismari, acrescentando que a batalha continua.
Mismari é porta-voz das forças dirigidas pelo controvertido marechal Khalifa Haftar, que assumiu o controle de fato das quatro principais petroleiras do país – Zueitina, Brega, Ras Lanuf e Al-Sedra -, que asseguram o essencial das exportações do país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/4/6/JhnUs6TdOKisDnH2cMSQ/refinaria.jpg)
Dois grupos disputam o poder
O Governo de União Nacional (GNA), instalado em Trípoli e cuja autoridade é questionada por Haftar, afirmou em um comunicado não ter vínculos com a escalada militar que ocorre na região petroleira do leste do país.
A Líbia vive mergulhada no caos desde a queda do regime do ditador Muamar Khadafi em 2011, com duas autoridades rivais que disputam o poder: o GNA em Trípoli e uma autoridade instalada no leste do país. Muitas milícias armadas controlam, além disso, vários setores da capital e do país.




