Resultado da luta e desejo da corporação existente há 18 anos, a Guarda Municipal de Petrolina receberá em breve sua sede própria. As obras que asseguram o benefício foram garantidas pela Prefeitura Municipal com recursos próprios através do leilão dos terrenos realizado no início de 2011.
A infraestrutura vai sediar a Secretaria de Segurança Cidadã e seus órgãos operativos, Guarda Municipal, Grupamento de Segurança Patrimonial do Município de Petrolina (GASPP), Defesa Civil, além da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME). Segundo o Gestor de Obras, Rogério Valença, a obra, entregue no final da última semana, garante espaços que disporão de melhor estrutura e, principalmente, conforto para a população.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, o novo equipamento também atenderá ao objetivo de reforçar a integração da corporação, possibilitando maior autonomia aos profissionais. “As corporações operativas municipais vivem uma nova época, onde a valorização é um dos pontos mais marcantes. Alvo do desejo de todos, a sede exemplifica a importância de se equipar os agentes públicos com infraestrutura e todo suporte necessário para o bom andamento do trabalho”, justificou o secretário, lembrando que agora as providências serão apenas de ordem administrativa com a espera dos móveis e sua instalação.
Além da nova sede, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho, nos últimos anos, as corporações também ganharam através da criação do GASPP, através da aprovação do Projeto de Lei 007/2012 e sancionado pelo poder municipal; novos fardamentos; criação do Comando de Operações Integradas (COI), composto pela Guarda Municipal; instalação do Monitoramento Eletrônico, já em funcionamento em mais de 50 pontos como prédios públicos, escolas municipais e unidades de saúde; tramitação do videomonitoramento, entre outras.