O município de Petrolina que já recebeu os equipamentos para o desenvolvimento das ações do Eixo Autoridade do programa ‘Crack é Possível Vencer’. E na última quarta-feira (19) de agosto, guardas municipais da cidade participaram de um curso de capacitação para utilização da base móvel (micro-ônibus). O treinamento foi realizado com instrutor da empresa COMIL, responsável pela montagem dos equipamentos, o paulista Maxwell Darton, com aulas teóricas ministradas no auditório da Biblioteca Municipal e práticas no pátio do Quartel da Guarda Municipal.
A base foi adquirida pela Secretaria de Segurança Cidadã, por meio da Guarda Municipal e é estruturado com equipamentos de videomonitoramento, composto por 20 câmeras, para auxiliá-los no monitoramento das áreas de intervenção do programa, controle e no planejamento, dando suporte as ações de combate ao tráfico de drogas. O programa vem sendo gerido pelas secretarias municipais de Segurança Cidadã (Eixo Autoridade); Cidadania e Saúde no (Eixo Cuidado), e Educação com o (Eixo Prevenção) com a coordenação a nível nacional pelo Ministério da Justiça.
O objetivo é intervir nas áreas de maior consumo e concentração de drogas com atividades de minimização de danos, interagindo com a comunidade e ajudando a manter os espaços urbanos seguros, trabalhando com a ressocialização de pessoas nas áreas mais críticas da cidade, a exemplo: Terminal Rodoviário e seu entorno, Bodódromo, Praças Dom Malan e Maria Auxiliadora, Orla I e II, dentre outras, que apresentarem maior criticidade e em horários estratégicos.
Segundo o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, “O Município de Petrolina, está aguardando o envio do termo de doação final dos equipamentos pelo Governo Federal, para que passamos fazer o emplacamento das viaturas. Será ainda realizado um novo curso de manuseio das câmeras e do sistema operacional do monitoramento eletrônico, para que com a qualificação plena dos GM’s, possam dar início a implantação do programa na cidade”, ressaltou.
A prefeitura de Petrolina vem concentrando parcerias e buscando recursos para melhoria da segurança pública da cidade. O programa “Crack, é possível vencer “, atuará na prevenção e enfrentamento ao uso da droga, por meio do cuidado integral ao usuário, entendendo que estas pessoas estão em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: ASCOM PMP