Você está envelhecendo mais rápido do que se espera na sua idade? Pode ser hora de avaliar algumas de suas rotinas diárias. Os alimentos que você consome, e até a maneira como você os consome (como tomar bebidas com canudinho!), podem estar acelerando o seu processo de envelhecimento.
Você é multitarefa
Se a sua lista de afazeres parece nunca ter fim, o cansaço dessa rotina vai refletir na sua aparência. Culpa do estresse, que força a liberação de radicais livres, moléculas que danificam as células responsáveis pela manutenção da juventude. Raymond Casciari, diretor médico de St. Joseph Hospital, em Orange, Califórnia, ensina que em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, o correto é se concentrar em uma tarefa de cada vez e só seguir em frente depois de terminá-la.
Você não dispensa a sobremesa
As principais proteínas envolvidas na elasticidade e rigidez da pele são o colágeno e a elastina. Com o passar dos anos nosso organismo reduz a produção dessas proteínas favorecendo a formação de rugas e redução do tônus muscular.
Os açúcares refinados (não somente o açúcar branco, mas alguns produtos industrializados que vêm com nomes fantasiados como: xarope de glicose, açúcar invertido, maltodrextrina etc) possuem um alto índice glicêmico, ou seja, são açúcares que exigem mais da insulina para serem metabolizados. Nesse processo, eles se tornam responsáveis por modificar a estrutura da proteína, cuja produção já está reduzida, acelerando ainda mais o envelhecimento.
Você não consegue dormir mais de cinco horas por noite
A dermatologista Anamélia Frizzera aponta que os hormônios do crescimento (GH), sintetizados durante o sono renovam as células mortas do corpo. E, segundo Drauzio Varella, o ideal para se recompor costuma ser em média de seis a oito horas por dia.
“Além de descanso e disposição, uma boa noite de sono pode proporcionar uma melhora na pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição”, diz Anamélia. Segundo ela, outro hormônio produzido à noite é melatonina, que tem ação antirradical livre – ou seja, previne o envelhecimento. “Até no cabelo uma boa noite de sono tem efeitos positivos”, afirma.
Você ama assistir a maratonas de séries na TV
Em um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, para cada hora de televisão assistida, os adultos diminuem sua expectativa de vida em 22 minutos. Além disso, as pessoas que passaram uma média de seis horas por dia assistindo TV viveram cinco anos a menos.
“Este efeito é mais sobre o assento e estar inativo do que a observação de TV”, disse Casciari. “Quando se passa mais de 30 minutos sentado, o corpo começa a depositar açúcar em suas células”, explica. E, como falamos no tópico da sobremesa, esse açúcar em excesso nas células destrói as estruturas de proteínas fundamentais para a saúde da pele, o colágeno e a elastina. E isso ainda vai ajudar a ganhar peso.
Calma, você não tem que parar de assistir a maratona da sua série favorita, não é isso. A solução? Bem simples e fácil: levantar-se a cada 30 minutos e dar uma volta, ele disse.
Saborear bebidas no canudinho
Achou que era um hábito ingênuo e inofensivo? Pois, eventualmente, essa mania de tomar tudo com canudinho pode causar rugas prematuras ao redor da boca. “Isso também ocorre quando se fuma cigarro”, disse a dermatologista Janet Prystowsky. Ou seja, despeje suas bebidas engarrafadas em um copo e, obviamente, não fume.
A mania de tomar tudo com canudinho pode causar rugas prematuras ao redor da boca
Fonte: GNT Bem Estar