Hamilton passa Rosberg na largada, vence no Japão e finalmente empata com marca de ídolo Senna

Lewis Hamilton é como Ayrton Senna. O inglês finalmente conseguiu as tão sonhadas 41 vitórias na F1 e no mesmo lugar em que o brasileiro garantiu seus três títulos mundiais. E a conquista veio acompanhada de uma manobra arriscada e decisiva ainda na largada e de um desempenho impecável nas demais 53 voltas do GP do Japão deste domingo (27). Saindo do segundo lugar do grid, Hamilton foi duro com o companheiro e pole-position, Nico Rosberg. Colocou o carro por dentro na primeira curva, para concluir com maestria a ultrapassagem na curva 2 e assumir a liderança em Suzuka. A atitude foi fundamental para o triunfo na etapa nipônica, que veio praticamente de ponta a ponta.

A performance ainda deixou o britânico em uma situação das mais confortáveis na disputa pelo tricampeonato, outra marca que persegue como forma de se aproximar ainda mais de Senna. São 277 pontos contra 229 de Rosberg, o segundo colocado, restando apenas cinco corridas para o fim da temporada 2015.

Confira como foi o GP do Japão de F1

O domingo (27) em Suzuka amanheceu novamente com céu nublado e com uma chance pequena de chuva, mas nada assustador. Por outro lado, os termômetros apontavam calor de 27ºC. No grid, o pole Nico Rosberg e todo o resto, com exceção da McLaren de Jenson Button e da Sauber de Marcus Ericsson, que foi de pneus duros, decidiram pelos pneus médios – para o top-10, a regra obriga que larguem os pneus do Q2. Saindo do pit-lane por conta do acidente na classificação, Daniil Kvyat também optou pelos macios. De acordo com a Pirelli, a tática mais provável era a de duas paradas, mas não descartou também estratégias de três pit-stops.

 

Quando as luzes se apagaram na reta principal de Suzuka, as duas Mercedes saíram em linha reta, mas Hamilton se manteve por dentro da primeira parte da curva 1 e por lá permaneceu, forçando a ultrapassagem. Rosberg, por sua vez, não teve alternativa a não ser tirar o pé. A manobra o fez escapar da pista e perder posições, caindo para o quarto posto. Quem se aproveitou do embate entre os prateados foi Sebastian Vettel e Valtteri Bottas, que pularam imediatamente para segundo e terceiro. Kimi Räikkönen quase tomou o posto de Rosberg, mas ficou mesmo em quinto.Ainda na largada, Daniel Ricciardo saiu muito bem do sétimo lugar e quis aproveitar o espaço do meio, entre Massa e Räikkönen, só que a decisão terminou em um toque com o brasileiro da Williams. Resultado: furo do pneu dianteiro direito do carro #19, além de uma asa danificada, e furo também do traseiro esquerdo do Red Bull #3. Ambos foram aos pits logo na sequência e voltaram à corrida. O incidente ainda fez outra vítima: Sergio Pérez. O mexicano vinha logo atrás desse imbróglio e, na tentativa de escapar de Massa, acabou sendo tocando por Carlos Sainz, que também vinha por ali. Pérez acabou saindo na brita, mas também foi capaz de voltar à prova.

Na pista, Hamilton já abria para Vettel, que vinha à frente de Bottas, Rosberg, Räikkönen, Romain Grosjean, Pastor Maldonado, Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Sainz, Marcus Ericsson, Jenson Button, Max Verstappen, Felipe Nasr, Daniil Kvyat, Will Stevens e Alexander Rossi. Ricciardo e Massa vinham tentando se recuperar.

Enquanto o líder já cravava a volta mais rápida da corrida e sustentava ainda 2s5 de vantagem para Vettel, a Mercedes pedia a Rosberg que segurasse o ímpeto no ataque a Bottas, devido a um superaquecimento do motor.

No bloco intermediário, Alonso, então em décimo, começava a perder posições. O espanhol viu Sainz o ultrapassar e não deixou de reclamar no rádio, falando que era superado como se estivesse em um carro da GP2. O bicampeão ainda seria batido por Ericsson. Mais atrás, Button também sucumbia a Verstappen e a Nasr.Na volta 9, Kvyat foi o primeiro a ir aos boxes. Andando em 15º depois de ter saído do pit-lane, o russo fez a troca para os pneus duros em um trabalho da Red Bull em 2s6. Kvyat voltou à pista em 18º. No giro seguinte, Alonso e Verstappen também foram buscar os compostos de risca laranja. Button foi na passagem de número 12.

A mesma volta foi escolhida pela Williams para fazer o pit-stop de Bottas, o primeiro entre os ponteiros a parar. O finlandês optou por permanecer com os compostos médios, assim como Grosjean, que entrou junto com Valtteri. Ainda na mesma passagem, Nasr foi aos boxes também depois de superar o companheiro de Sauber. Ericsson ainda protagonizaria uma rodada na Spoon.

Lá na frente, Hamilton andava já 1s mais rápido que Vettel, elevando a diferença para 7s5. Aí a Ferrari resolveu chamar Vettel. O alemão entrou na volta 14 e trocou os pneus médios pelos duros. Voltou em quinto, à frente de Bottas. Räikkönen foi aos pits no giro seguinte, repetindo a estratégia de Sebastian.

Já a Mercedes decidiu fazer a parada de Rosberg antes da de Hamilton. O alemão foi aos boxes na volta 16, mudando para os compostos duros. Nico voltou atrás de Bottas, mas não demorou a superar o finlandês. Uma passagem depois foi a vez do líder da corrida parar. Só que, ao contrário do companheiro, o inglês escolheu permanecer com os pneus médios, deixando evidente a tática diferente em relação a Vettel e Rosberg.

Assim, depois de toda a janela de pit-stops, a ordem da corrida com 25 voltas era: Hamilton, Vettel, Rosberg, Bottas, Räikkönen, Hülkenberg, Grosjean, Maldonado, Sainz, Alonso, Verstappen, Button, Ericsson, Pérez, Nasr, Kvyat, Ricciardo, Stevens, Rossi e Massa.

Na volta 27, o rádio da McLaren não teve como conter toda a frustração de Alonso com a falta de potência do motor Honda. Depois de ser superado com facilidade na curva 1 por Verstappen, o espanhol disse que tem uma unidade de energia da GP2 nas mãos. Enquanto Fernando bradava contra os produtos japoneses, outro espanhol vivia um drama. Depois de passar por cima de detritos na entrada dos boxes, Sainz danificou a asa dianteira e já entrou nos pits, pegando a Toro Rosso de surpresa. Ainda assim, o estreante conseguiu voltar à corrida.

Lá na frente, a Ferrari chamou Räikkönen no fim da passagem 28, enquanto a Mercedes optou por trazer Rosberg no giro seguinte. Aí foi a vez de Vettel. Só que quem saiu ganhador aí foi o dono do carro #6. Rosberg finalmente conseguia a ultrapassagem em Sebastian, para assumir o segundo lugar. Hamilton veio só na 32.

Dessa forma, a ordem ficou assim: Hamilton, Rosberg, Vettel, Räikkönen, Bottas, Maldonado, Hülkenberg, Grosjean, Pérez, Sainz, Verstappen, Alonso, Ericsson, Button, Kvyat, Ricciardo, Nasr, Massa, Stevens e Rossi.

Enquanto a corrida permaneceu sem alterações no bloco da frente, as voltas finais acompanharam batalhas interessantes. A última delas pela 12ª posição, em um pelotão liderado por Pérez e que tinha também Ericsson, Kvyat e Ricciardo, depois que Button fora superado por todos. A luta foi até o fim, mas só … teve sucesso.

Lá na ponta, Hamilton conduziu com cuidado seu Mercedes #44 até a bandeirada para enfim celebrar a tão sonhada 41ª vitória na F1. Foi também a oitava na temporada 2015. Nico Rosberg e Sebastian Vettel ainda completaram o pódio. Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou em 18º, enquanto Felipe Nasr abandonou, em um dia que ambos sofreram com todo tipo de problema.

A próxima etapa da F1 acontece em 11 de outubro, na Rússia.

Fonte: MSN Notícias

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

Erivan Bombeiro toma posse como vereador de Petrolina no lugar de Lucinha Mota

post-image

A Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma Sessão Solene de posse do primeiro suplente ao cargo de vereador, Francisco Erivanildo Furtado Rodrigues, conhecido como Erivan Bombeiro (PP). A Cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência da Casa Plínio Amorim.

Após a abertura da Sessão, o presidente Aero Cruz fez a leitura do juramento para o cargo, proferido em sequência por Erivanildo. Em seguida, os vereadores presentes desejaram as boas-vindas ao novo colega de casa.

A posse foi realizada após a decisão da Justiça Eleitoral, formalizada à Casa Plínio Amorim por meio do ofício nº 15653/2024/ZE083, emitido pela 83ª Zona Eleitoral de Petrolina. A notificação foi enviada em cumprimento à decisão judicial do TRE-PE que decretou a perda de mandato da vereadora Lucinha Mota.

A…

Read More
Política Relevantes

Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional

post-image

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou como inadequadas inadequadas as penas previstas nas leis brasileiras para crimes ambientais como o uso do fogo para causar incêndios criminosos.

“Porque a pena de dois a quatro anos de prisão é leve e quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa e ainda há atitude de alguns juízes que relaxam completamente essa pena”, questionou.

A declaração foi dada durante a participação no programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov, nesta terça-feira (17), em Brasília. A ministra reforçou ainda que, neste momento, qualquer incêndio florestal se caracteriza como criminoso e representa ameaças ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio e à economia brasileira.

“Há uma proibição de uso do…

Read More
Política Relevantes

Conquista: TRE-BA forma maioria para impugnar Sheila Lemos

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria ontem para declarar a inelegibilidade da candidata à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Sheila Lemos (União Brasil). A postulante foi alvo de impugnações sob a alegação de que a reeleição representaria um terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar – o que é vedado pela Constituição Federal. As contestações foram apresentadas pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV).

Os impugnantes basearam seus argumentos na participação da mãe de Sheila, Irma Lemos, que atuou como vice-prefeita de 2017 a 2020 e assumiu interinamente a prefeitura em duas ocasiões: uma vez por 10 dias em 2019 e, posteriormente, em dezembro de 2020, devido ao afastamento do prefeito Herzem Gusmão por motivos de saúde. Segundo as contestações, essa transição de poder de mãe para…

Read More
Política Relevantes

Debate eleições 2024: Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal

post-image

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse que não se arrependeu de ter agredido o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante o debate promovido pela TV Cultura no domingo, 15. O apresentador atacou o influenciador com uma cadeira, após ter sido provocado.

Datena disse que se descontrolou após Marçal ter citado um caso de assédio sexual em que foi envolvido em 2019. O desgaste provocado pela denúncia, que acabou arquivada pela Justiça, teria levado a sogra do apresentador à morte. “Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e não pude me conter. Estou errado? Estou. Mas fazer o que? Já foi”, disse o apresentador, em entrevista à TV Cultura, após ter sido expulso do debate.

Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês e está com “suspeita de fraturas na região torácica”, segundo a…

Read More
Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More