O ex-presidente da Fifa João Havelange, de 96 anos, renunciou ao cargo de presidente honorário da entidade, depois de uma investigação envolvendo a extinta empresa de marketing suíça ISL, que teria subornado dirigentes em troca da cessão dos direitos de transmissão da Copa do Mundo. O presidente do comitê de ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, disse em comunicado divulgado nesta terça-feira que a renúncia aconteceu no dia 18 de abril.
Com a divulgação do relatório, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, considerou encerrado o caso ISL.
– Enfatizo em particular que, em suas conclusões, o presidente Eckert afirma que “o caso ISL está encerrado para o Comitê de Ética” e que mais nenhum procedimento relacionado à questão da ISL contra qualquer outro dirigente de futebol será justificado – afirmou.
– Também ressalto com satisfação que este relatório confirma que “a atuação do presidente Blatter não pode ser classificada de nenhuma maneira como má conduta em relação a qualquer norma ética”. Não tenho dúvidas de que a FIFA, graças ao processo de reforma de governança proposto por mim, tem agora os mecanismos e meios para assegurar que uma questão como essa, que causou danos incontáveis à reputação de nossa instituição, não aconteça novamente.
(O GLOBO)