O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou nesta segunda-feira (10), uma palestra sobre os nove anos de existência da Lei Maria da Penha, celebrado na última sexta-feira (07). O objetivo da atividade socioeducativa foi alertar os pacientes sobre a prevenção da violência doméstica familiar contra a mulher. A Lei, N° 11.340, foi instituída no dia 07 agosto de 2006 e é considerada a terceira melhor do mundo.
Segundo o assistente social, Tiago Fernando, houve um aumento significativo no número de denúncias no Brasil. No estado de Pernambuco, as mulheres estão tomando iniciativa de fazer a denúncia. “Esta atividade que o Setor do Serviço Social realizou, é uma ação importante de conscientização à mulher e uma forma delas conhecerem a existência de uma rede de proteção e como atua. Além de receber orientações sobre o que fazer em caso de violência, a mulher precisa ter a segurança de que caso aconteça a violação de direitos ela pode denunciar, porque tem um sistema que a protege”, explica
“A Lei classifica a violência doméstica em física, psicológica, patrimonial, moral e sexual e em todas essas, é preciso que a vítima denuncie o agressor”, finalizou o Assistente Social.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP