A edição 2019 do Natal Solidário do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é a quinta realizada pelo serviço, que desde o início ajuda a Casa de Apoio Santo Expedito. O espaço de acolhimento recebe acompanhantes de pacientes internados no HDM e outros hospitais da cidade e sobrevive praticamente de doações.
A ação interna baseia-se na arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene. “Todo ano nós colocamos duas caixas no hospital, uma localizada na recepção da administração e a outra na entrada de funcionários, realizando uma ampla mobilização interna. Os resultados têm sido bem positivos e nós temos conseguido ajudar bastante à Casa de Apoio, que além da estadia oferece alimentação aos acolhidos”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Kátia Silene.
Desde o ano passado a campanha conta com um plus: a rifa solidária. “Tivemos uma campanha de sucesso em 2018 e resolvemos repetir a fórmula”, ressalta. Organizado pela Comissão de Humanização do HDM, o Natal Solidário este ano conta com 4 parceiros: Gráfica Obelisco, Dona Doçura, Quintal de Mainha e restaurante DuChef, que disponibilizaram os talões da rifa e as premiações a serem sorteadas.
Funciona da seguinte maneira: as rifas são distribuídas internamente aos gerentes e chefes de setor que compartilham a missão das vendas com as equipes. O dinheiro arrecadado é totalmente voltado à compra dos donativos. “É um processo simples e bem transparente, inclusive com a prestação de contas ao final”, garante a profissional.
Toda a ação é voltada para o público interno, mas nada impede que outras pessoas participem e ajudem. “Quem tiver alguma doação pode vir deixar aqui nas nossas caixas de coleta ou ligar para o (87) 3202-7088. Se quiser adquirir algum bilhete da rifa também é só entrar em contato. Toda ajuda é bem-vinda”, acrescenta.
Vale lembrar que a venda das rifas encerra no dia 03 de janeiro e que as caixas de coleta ficarão disponíveis por igual período. O sorteio das rifas acontecerá dia 06 de janeiro e a entrega das doações no dia 08. “O IMIP é essencialmente filantrópico e nós do HDM, como unidade gerenciada, não poderíamos ficar de fora. A solidariedade é algo que só se multiplica”, finaliza Kátia.
Ascom IMIP