HDM/IMIP recebe agradecimento por colaboração na canonização da Madre Emilie de Villeneuve
Nos dias 14 e 15 de outubro, o Hospital Dom Malan/IMIP recebeu a visita da freira, Maria Luiza Ayres e da comitiva da Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Petrolina (PE). O objetivo foi agradecer a Unidade de Saúde pela colaboração que contribuiu para a canonização da madre, Emilie de Villeneuve, da cidade de Castre, na França. A religiosa recebeu o título em 05 de julho de 2009 no Vaticano.
O HDM forneceu documentos referentes ao período de internação da paciente, Émilly Maria de Souza, aos nove meses de vida, devido a um choque elétrico. A criança ficou internada 16 dias no hospital, sendo 10 na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, de 05 a 14 de maio de 2008.
A paciente recebeu descarga elétrica devido ao contato com fio descascado de um aparelho eletrodoméstico. Émilly foi reanimada durante uma hora por médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois levada para a Emergência do Hospital Dom Malan, onde foi devidamente acolhida.
Segundo a freira Maria Luiza, a paciente, “recebeu todo auxílio médico necessário para sobreviver e isso só foi possível com ajuda dos profissionais de pediatria do HDM, a médica, Nazaré Marinho, que deu a primeira assistência à menina na UTI Pediátrica, e os médicos, Verusca Bezerra e Rossini Troccoli”, lembra.
A freira, que também é postuladora do processo canonização, juntamente com a comitiva, trouxeram de presente para a Capela do hospital a imagem da Santa Emilie e o livro que descreve todo o processo do milagre realizado pela Santa. “Vim agradecer aos funcionários e ao HDM pelos documentos concedidos”, disse.
Para a mãe de Émilly, Edilene Maria de Souza, o atendimento do Hospital foi essencial. “Minha filha chegou entre a vida e a morte, e foi uma benção o tratamento dos médicos, ela foi muito bem acolhida. Agradeço muito a equipe médica que cuidou muito bem da minha filha”, finalizou a mãe da paciente.
O superintendente do HDM, Marcelo Marques, agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância histórica desse acontecimento, que reforça o Hospital como unidade de referência para o atendimento infantil na região. ” É de grande importância religiosa o que aconteceu a essa criança, e dessa forma parabenizo toda a equipe que prestou a assistência indispensável ao restauro da vida de Émilly Souza e a família pela fé incondicional”.
Fonte: ASCOM HDM/IMIP



