O deputado estadual Heber Santana (PSC), que já propôs ao governo baiano e ao Tribunal de Justiça da Bahia a criação da Delegacia Especializada na Prevenção, Combate e Repressão à Pedofilia em todos os municípios polos do Estado, e a implantação da Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes na Comarca de Salvador, afirma que as denúncias apresentadas pelo “Fantástico” contra o ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica, Fernando de Carvalho Lopes, revelam o drama vivido por crianças e adolescentes brasileiros, atacados por pessoas que deveriam protegê-las. “As denúncias são graves e devem ser apuradas com todo rigor”, diz Heber, acrescentando que “pedofilia é crime, deve ser tratada como tal, e os pedófilos punidos exemplarmente”.
O deputado destaca ainda a importância da denúncia e da vigilância dos pais. As denúncias foram feitas por mais de 40 atletas e ex-atletas, que teriam sido vítimas ao longo de vários anos, mas por medo se calaram. “Mas agora os fatos vieram à tona e precisam ser esclarecidos”.
Heber Santana classifica como fundamentais as operações que a Polícia Federal tem realizado em várias capitais do País, e espera que a polícia baiana tenha melhor e maior estrutura para combater esse tipo de crime. “Infelizmente a Bahia lidera os casos de pedofilia no Nordeste. Em 2016 o Estado registrou 5.115 ataques de pedófilos”, lembra o deputado, citando números oficiais do Disque Denúncia, divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.
Ascom




