Por Caio Alves
Durante todo mês de Fevereiro, a Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (UCT – Hemoba), de Juazeiro, estará com a campanha ‘doe alegria antes mesmo da folia’, para incentivar a doação de sangue nesseperíodo de carnaval.
Segundo a Assistente Social da unidade de Juazeiro, Cislene Bandeira, a campanha é para incentivar as doações nesse período em que o estoque de sangue está em baixa, na unidade. “Esse mês já é esperado uma retração de doadores, por que é um período de férias, e de dezembro até agora estamos com os estoques baixos”, explica Cislene.
Além de Juazeiro, a unidade de coleta abrange oito municípios, Curaçá, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Uauá, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. Segundo Cislene, por conta da proximidade com Petrolina, a unidade também encaminha bolsas de sangue, quando a cidade vizinha precisa. “Na mesma forma acontece quando precisamos, quando estamos faltando algum tipo sanguíneo, eles nos encaminham,” disse a assistente social.
Para a costureira e doadora, Maria de Lourdes da Silva, está realizando uma doação de sangue, é um gesto de muito orgulho. “Sou doadora há muito tempo, e é muito gratificante saber que esse meu ato pode salvar uma vida”, afirma Maria de Lourdes.
Para realizar uma doação, como a costureira Maria de Lourdes fez, é preciso levar um documento oficial de identidade com foto, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, sendo os de 16 e 17 anos, devem ter uma autorização formal para realizar a doação. “É preciso que a pessoa esteja descansada e que esteja bem de saúde para realizar a doação, que ela venha alimentada e que evite a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação,” esclarece Cislene Bandeira.
A unidade do Hemoba de Juazeiro funciona na Rua Joaquim Bispo dos Santos, bairro Santo Antonio – Ao lado do Hospital Regional, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h.