Por Emaísa Lima
Foram nove meses de espera, para muitas, outras tiveram de adiantar o trabalho de parto, mas mesmo assim, seus filhos/filhas nasceram com saúde e até os dias de hoje, deixam as suas mães aflitas de preocupação, de cabelos brancos, arrepiados! É prestando uma homenagem às matriarcas destas famílias, que o Diário da Região fez a seguinte pergunta a elas: O que é ser mãe?
“Ser mãe é uma dádiva de Deus. Tem que ter um dom que é dado por Ele, é um laço fortíssimo. Temos as preocupações, muitas responsabilidades, mas sabemos amar infinitamente. É uma coisa que não se explica, apenas sente-se! É viver um surrealismo de sentimentos sem saber quando se termina. Nós do Diário da Região, na pessoa de meu esposo, Paganini Nobre Mota, minha e de meus familiares, desejamos a todas as mamães do Vale do São Francisco, que estejam ou não com os seus filhos, um ótimo e esplendoroso Dia das Mães.” –Inês Nobre Mota, Empresária.
“Ser mãe foi o presente mais lindo que Deus pôde me dar! É sentir um amor inexplicável que eu nunca senti antes, um amor puro, verdadeiro, que dá tudo de si sem esperar receber nada em troca. Eu amo ser mãe. Obrigada Deus por ter me dado essa oportunidade única de ser mãe de minha princesa Vittoria e de meu príncipe Paganini Neto. Amor infinito. Beijos da mamãe Karina.” – Karina Mota.
“Ser mãe: É saber que seu mundo mudou e que a pessoa mais importante de sua vida deixa de ser você, e passa a ser o seu fruto. Agora entendo a minha mãe, dona Iêda. Aprendi com ela a ser incondicional. A amar sem limites ou amarras. Mãe tem o sentimento mais puro que pode existir.” – Lidiane Souza, Jornalista.
“Ser mãe é uma coisa muito boa! É ter os melhores sentimentos e saber que Deus nos entregou pessoas para serem cuidadas por nós! É também compreender que sempre iremos cuidar dos nossos filhos, até quando eles estiverem grandes, com sua própria família, ainda assim, estaremos ali para intervir, proteger e para sempre amá-los!” – Tina Maria, Dona de Casa.
“Ser mãe é sentir pulsar um amor impossível e ainda sim torná-lo realizável.
É adivinhar sentimentos e ter a sabedoria cedida por Deus para proteger e amparar. Mãe é um ser infinito!” – Ana Paula Crusoé, Capitã da PM-BA.
“Ser mãe é sentir-se infinita! Amor maior que reduz as dores, aumenta os sorrisos e amplia os objetivos!” – Fabiana Rolim, Fonoaudióloga e Educadora.
Ser mãe é assumir o dom da criação, da doação e do amor incondicional! – Daniela Araújo, Secretária Executiva
“Ser mãe é ser Inah Tôrres… É abrigar, acolher, conduzir, amparar, orientar e sofrer por cada “não” dito mesmo sabendo que é para o bem do filho.
Ser mãe é ser exemplo e caminhar junto levando pela mão na caminhada da vida mostrando, ensinando, dando exemplo e acima de tudo confiando.
Nossa homenagem à melhor mãe que a vida poderia nos oferecer… Inah Tôrres, ela que é uma bela e grandiosa árvore que em sua generosidade não se contenta só em dar frutos: Ielson, Ilson, Norma, Nélia, netos e bisnetos, mas em acolher em sua protetora sombra todos os que se acercam e assim multiplicar e não dividir o seu amor maternal. Te amamos mamãe!” – Nélia Lino, Cerimonialista e Radialista.
“Ser mãe é ser tudo e não ser nada. É construir o ser humano sem destruir a sua alma. É levar a paz a quem precisa. É sonhar mesmo que não possa realizar. É viver alegre na tristeza. É suplantar barreiras sem desanimar. É amar mesmo sem ser amada.” – Nailda Ferreira, Mãe de Janko Moura.
O que é ser mãe? Ser mãe é não medir esforços pelo sorriso de um filho. É doar sem querer nada em troca… É amar incondicionalmente… É viver por eles e para eles. É a melhor experiência de toda minha vida!!! – Lorena Selma Mota, Odontóloga.
“Ela é quem me conta todos os dias que sonhou comigo antes mesmo de eu existir, mas eu que fui privilegiada por já nascer sendo sua filha. Agradeço sempre a Deus por ter realizado seu desejo de ser minha mãe e ter feito para mim a melhor amiga do mundo, inspiradora, conselheira, na qual posso confiar e dizer que realmente desempenha perfeitamente a difícil missão de ser minha querida MÃE!” – Ingrid Barbosa, Estudante de Jornalismo.
“Sempre digo que me tornei mãe no susto. Sim, porque fui casada pela primeira vez por oito anos e não engravidei, mas no segundo relacionamento, com três meses, não deu outra, mas por achar que poderia ter filho, só vim saber que estava grávida com mais de quatro meses de gestação. Um susto! Veio a minha Alice, agora com 5 anos que me fez mudar tudo para organizar as nossas vidas. E quem me conhece sabe bem do que estou falando. Já organizada com Alice, outra surpresa, Sofia, minha bebê de 3 aninhos completados recentemente. Novamente, por elas, refiz todo o meu mundo, deixando Recife e voltando para Petrolina, isso há quase três anos. Ser mãe pra mim é isso. É colocar elas na prioridade, sempre!. É corrido, mas a gente consegue. Amo ser mãe dessas duas princesas! Um feliz dia das mães a todas as mulheres que já sabem como é grande esse amor materno!!!!” – Cinara Marques, Jornalista.
“Ser mãe é poder provar do amor que Deus tem por nós, que no seu infinito amor nos torna co-criadora, dádiva divina.” – Marcela Nayra, Professora.
“Ser mãe é assumir perante Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.” – Elizabete Patrocínio, Dona de Casa.
“Ser mãe é como ser uma grande arquiteta, ela molda, constrói e edifica o bem mais precioso, a vida!” – Liza Sardeiro, Colunista Social.
“Ser mãe é sentir o universo todo em forma de um filho, é ter a maior de todas as forças quando assim for necessário ou como diria o poeta é ser feliz e padecer no paraíso, ser mãe é um dom, é a manifestação do verdadeiro amor encarnado numa mulher.” – Virgínia Sardeiro, Dona de Casa.
“Ser mãe é ser uma ponte entre os céus e a terra. É o ser escolhido por Deus, certamente o mais bendito de toda a criação, para que a terra se encha e se multiplique.” – Terezinha Amorim, Dona de Casa.