Domingo é dia dos candidatos ficarem atentos aos horários das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcado para às 13h30 com fechamento dos portões às 13 horas (horário de Brasília) e conferir o que podem ou não levar para a realização do exame. Nesta primeira etapa a avaliação será de Ciências Naturais, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas. Na Bahia são 395.438 mil inscritos. A prefeitura preparou uma operação especial para os estudantes.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar a frota de 79 linhas, que vão operar com 490 veículos, o que representa um acréscimo de 55% em relação aos domingos normais. As outras linhas mantêm o funcionamento normal na cidade.
Essas linhas atendem aos principais corredores da Orla, Miolo e Subúrbio. As provas começam às 13h (horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer das 8h às 18h. Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove veículos reguladores nas estações Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização para apoio dos candidatos na saída das provas, entre as 16h e 23h.
Vale ressaltar que, aos domingos, os usuários do transporte público contam com o benefício do Domingo é Meia, válido apenas para integração ônibus-ônibus. O metrô não aderiu ao programa.
Itens permitidos e proibidos
Candidatos que prestarão o ENEM 2019 precisam ficar atentos à lista de itens permitidos e proibidos no local de aplicação da prova. Celulares e objetos eletrônicos, por exemplo, devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados. Nessa edição do exame, inclusive, há uma regra inédita: será eliminado, o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer som, como toque, alarme ou mensagem.
Há dois itens obrigatórios para que o candidato possa fazer a prova, e uma lista de objetos que são permitidos, dependendo de uma série de situações. A caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente. O segundo item é em relação ao aceso à sala de aula. Só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).
Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.
Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.
Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame. Artigos religiosos são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.
Não serão aceitos documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos; telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores. Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.
Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope. Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado. Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.
Antes de entrar na sala cada participante receberá um envelope porta-objetos para guardar itens pessoais. O envelope deve ficar guardado embaixo da carteira, com eletrônicos desligados.
A estudante Cecília Machado está cursando o segundo ano do ensino médio e fará a prova para conhecimento. Mora no Candeal, mas se queixa que o local indicado para a realização do exame é no Pau da Lima, “vou conferir o local no sábado, mas vou de carona com meu pai.”, diz.
A colega Sara Lopes é do terceiro ano e deseja uma vaga em psicologia, “minha prova será aqui na Pituba perto da minha casa. Tive sorte.”