A Associação Travessia das Barquinhas (ATB) divulgou o preço da tarifa e o horário especial do funcionamento durante o carnaval de Juazeiro, BA. A partir do dia 07 a 16 de fevereiro as embarcações vão funcionar 24h por dia e a tarifa será de R$ 2,00.
A barquinha é um dos meios de transporte mais utilizados na divisa entre as cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Especialmente para quem quer fugir do trânsito de veículos na Ponte Presidente Dutra ou driblar a dificuldade de estacionamento no centro das duas cidades. E durante o carnaval, como já é de costume, o serviço de transporte fluvial será mais uma vez estendido para atender o público de Petrolina que vai brincar o carnaval na vizinha cidade.
Segundo o presidente da Associação Travessia das Barquinhas (ATB), Luiz Raimundo Pereira, o objetivo é atender aos foliões durante os dez dias de festa. Em dias normais, a associação estima que cerca de três mil pessoas utilizem o serviço diariamente. No entanto, durante o carnaval esse número chega a cinco mil pessoas. “Estamos ainda sem saber como vamos atuar durante esses dias de festa, mas ainda temos mais barcas reservas a disposição”, garante o presidente da ATB, que adianta que seis barquinhas já estão prontas para o período.
Uma das dificuldades apontadas por Luiz para a colocação de mais barquinhas é o estado do porto de Petrolina que não tem estrutura para receber mais de duas embarcações ao mesmo tempo. “Agora que o rio está baixo, o porto não tem como receber mais barcas”, explicou.
A associação informou também que foram contratados profissionais de segurança para garantir tranquilidade aos usuários. “Alteramos o preço da passagem para investir na segurança. Dois profissionais estarão em cada embarcação porque a gente sabe que durante a festa sempre tem consumo exagerado de bebida alcoólica. E é mais seguro para os passageiros”, disse Luiz Raimundo ressaltando que os barqueiros estão esperando que seja um carnaval proveitoso.
Ainda de acordo com o presidente da ATB, todas as 10 embarcações da associação já foram vistoriadas pela Capitania dos Portos e estão com autorização dos estados da Bahia e Pernambuco. Normalmente, as barcas funcionam das 6h às 23h e o valor da tarifa é R$1,10.
G1 Petrolina