O Hospital da Criança de Juazeiro completa dois anos de funcionamento e o atendimento humanizado oferecido às crianças do município, prioridade da atual gestão, vem sendo aprovado por todos que precisam da unidade hospitalar, administrada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde. Os serviços da unidade – inaugurada em 15 de julho de 2011 – são mantidos integralmente com recursos próprios com uma média de despesas mensais projetada em aproximadamente R$ 400 mil. O respeito dado às crianças do município e da região e a agilidade nos serviços foram um dos fatores mais elogiados pelas mães.
Na última sexta-feira, 02, a dona de casa Luana Patrícia dos Santos, 23 anos, levou seu filho de dois anos para receber atendimento e não perdeu tempo em agradecer os cuidados. “Meu filho está com diarréia e já está sendo tratado com a medicação necessária. Sempre que preciso venho até aqui e os profissionais nos recepcionam muito bem. Não tenho do que reclamar”, disse.
Nos últimos dois anos, já foram mais de 75 mil atendimentos ofertados, com uma média de 3,3 mil atendimentos ao mês. No último mês de julho, 106 crianças ficaram internadas e receberam de forma diferente, e através de parcerias mantidas pela prefeitura, atividades lúdicas e religiosas para contribuir de forma efetiva na recuperação.
Realizam semanalmente atividades lúdicas para as crianças internadas na unidade, a equipe da Capelania Hospitalar, da Igreja Evangélica Congregacional, que distrai os pacientes contando histórias na Brinquedoteca distribuindo jogos, revistas e brinquedos. A atividade também é feita na área de lazer e até mesmo nos leitos, para que o clima de alegria e fé seja espalhado na unidade. Na oportunidade, os pais recebem orientações sobre saúde e também contam com a solidariedade de estudantes da UNEB através do projeto “Práticas Lúdico-educativas em Ambiente Hospitalar”, coordenador pela professora Antoneide Silva, que com a parceria dos funcionários do hospital levam um ambiente agradável, descontraído e de brincadeiras para todos as crianças.
Para Ivani Campos, 28 anos, que estava com seu filho de 7 meses em atendimento médico na unidade, o acolhimento está melhor e mais rápido. “Antes de ser administrado pelo município não tínhamos este cuidado especial de hoje e esse cuidado humanizado e diferente também ajuda a termos mais esperança na recuperação dos nossos filhos. Os médicos são atenciosos e toda vez que venho aqui com meus filhos, eles recebem a assistência ideal e logo se recuperam”, contou.
Para acelerar os atendimentos, a Secretaria da Saúde implantou – em maio deste ano – o serviço laboratorial 24 horas na unidade. Agora os exames são feitos na hora, com mais rapidez, agilizando também a entrega dos resultados e o tratamento dos pacientes.
Para o secretário da Saúde, Cássio Garcia, a assistência ofertada as crianças devem ser qualificadas sempre. “Continuaremos levando serviços mais rápidos e mais comodidade às crianças que precisarem do hospital. Estas parcerias que levam paz, respeito e esperança aos familiares e alegria as crianças também serão mantidas, já que mostram resultados positivos na rápida recuperação dos usuários. A oração e a música animam e fortalecem, além de levar tranquilidade para os pais ou responsáveis A prefeitura continuará se esforçando em investir mais nesta área, considerada importante e prioritária pela atual gestão”, argumentou.
Melhores políticas públicas na Saúde melhoram qualidade de vida das crianças
De 2008 para 2012, a mortalidade infantil em Juazeiro reduziu – consideravelmente – de 22,9 para 15,2 (dados preliminares) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município. Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em 33,6%.
Os avanços na área da saúde, principalmente a assistência direcionada para as crianças, levaram bons resultados para Prefeitura de Juazeiro, confirmando que a gestão está caminhando na direção certa e progredindo nas políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Foram a partir dessas ações, que Juazeiro conquistou, ano passado, os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).
No inicio do ano passado, os serviços de Saúde, como os oferecidos no Hospital da Criança também foram bem avaliados pelo Ministério da Saúde, que pontuou a cidade em 6,24, colocando Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina.