Unidade de saúde da rede estadual gerida pelo Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira (IMIP), o Hospital Regional de Juazeiro, passou a contar, desde o dia 12 de dezembro, com um novo serviço que vai trazer mais qualidade de vida aos seus pacientes: a Terapia Ocupacional. O serviço, que atua junto a uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das diversas áreas de saúde (psicólogo, fisioterapeuta, médico e enfermeiro, dentre outros), atendeu a 79 pessoas no mês de dezembro e realiza, em média, seis atendimentos por dia, funcionando de segunda a sexta-feira.
De acordo com a Terapeuta Ocupacional do HRJ/IMIP, Priscilla Simões, o serviço atua em todos os setores da unidade de saúde, mas apresenta maiores demandas em pacientes vasculares, da clínica médica, e da ala de queimados. “A nossa função é confeccionar adaptações para que o paciente seja habilitado para as atividades da vida diária (AVD), tendo uma maior independência. Os pacientes desses três setores precisam mais da gente em virtude dos seus perfis. Os queimados sentem muita dor e, geralmente, permanecem muito tempo no hospital. Os pacientes vasculares são os que sofreram amputação e os da clínica médica, na maioria das vezes, são idosos e ficam mais restritos ao leito”, explica.
Além de reabilitar os pacientes para a vida diária, preparando-os para a saída da unidade de saúde, a Terapia Ocupacional apresenta muitas outras vantagens, contribuindo para diminuir o tempo de internamento, prevenindo a Síndrome do Imobilismo (ocasionada em pacientes que ficam acamados por muito tempo) e estimulando a saúde mental dos pacientes (através do desenvolvimento de atividades como o jogo de dominó).