O Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Dr. Washington Antônio de Barros está apto a ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) para treinamento de residente, segundo parecer elaborado em visita conjunta MEC/SBN. Agora, o Hospital que já era credenciado pelo MEC desde 2010 para o curso de residência em neurocirurgia, passa a ter essas vagas reconhecidas também pela SBN.
O Brasil é um dos principais centros de neurocirurgia do planeta, ocupando, no ranking, o lugar da 3ª sociedade mais importante do tema no mundo. “Com este reconhecimento o nosso curso de residência torna-se mais atrativo, trazendo mais inscritos e melhorando ainda mais o nível dos alunos escolhidos. Diante deste cenário, ver o trabalho do HU sendo reconhecido pelo seu trabalho por um órgão como a SBN é muito importante”, enfatiza o coordenador da Neurocirurgia do Hospital, Dr. José Carlos de Moura.
“Esse reconhecimento vem apenas ratificar a excelência e eficiência do serviço de neurologia e neurocirurgia do Hospital Universitário. Dentre centenas de Instituições existentes no país esta condecoração, engrandece ainda mais o HU, ao receber o credenciamento de uma entidade tão séria, respeitada e exigente que é a Sociedade Brasileira neurocirurgia”, afirmou Carlos Alberto Espírito Santo, presidente do ISGH, Instituto que administra o Hospital.
O Residente do quarto ano em neurocirurgia, José Correia Júnior, diz que ter a certificação da SBN é um diferencial no currículo e na carreira de um neurocirurgião. “O Hospital está no caminho certo, apesar de precisar melhorar cada vez mais. Precisa ampliar o número de cirurgias realizadas bem como modernizar os equipamentos”, diz Correia.
Os critérios para a certificação incluem visita de avaliadores às dependências do hospital, reunião com coordenadores e preceptores dos Programas de Residências, gestores do hospital e da Secretaria de Saúde e residentes de todas as áreas, além de análise de documentação, e levam em consideração a atenção à saúde, ensino, ciência, tecnologia e gestão.
Em 2013, foram realizadas mais de 300 cirurgias neurológicas eletivas e cirurgias por traumatismo craniencefálico. Dos 134 leitos, 20 são dedicados à neurocirurgia e 12 vagas da UTI destinadas à especialidade. Atualmente, o serviço tem três residentes e o programa tem duração de cinco anos.
Hoje o Hospital Universitário possui 48 residentes nos programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Ortopedia, Enfermagem e a partir de fevereiro terá também residência médica em Cardiologia.
Ascom HU