A interação entre a saúde animal, humana e ambiental compõe o novo conceito de Saúde Única (One Health), que busca conhecer as inter-relações entre homens, animais e o meio para prevenção de doenças. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do projeto de extensão Capacitação Continuada em Saúde Única, promoverá a I Jornada Acadêmica em Saúde Única do Vale do São Francisco para discutir a temática. O evento, que terá como tema “Consolidando o conceito e implementando ações”, é gratuito e será realizado hoje (20), no auditório da biblioteca, Campus Petrolina Centro, a partir das 7h30.
Estão inscritas no evento mais de 100 pessoas, entre estudantes, profissionais e gestores da área de saúde. As inscrições online para participação no evento estão encerradas, mas poderão ser realizadas no dia gratuitamente, de acordo com a capacidade do local. A Jornada é promovida pelos estudantes do Grupo de Estudos em Saúde Pública Veterinária (GESPV), que atua de forma voluntária no projeto de extensão.
A programação do evento é composta por cinco palestras que serão ministradas pelos professores da Univasf Mateus Mattiuzi da Costa, João Alves Nascimento Júnior, Cheila Nataly Galindo Bedor, pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luis Augusto Nero e pelo médico veterinário do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Belo Jardim, Wêslley Natam Martins Almeida.
De acordo com o coordenador da Jornada, o professor do Colegiado de Medicina Veterinária João Alves, a Saúde Única representa uma nova estratégia para entender a saúde e sua promoção e prevenção com um olhar multifatorial, visando a implementação de ações multidisciplinares. “O primeiro objetivo do evento é difundir esse novo conceito de saúde, a indissociabilidade entre saúde humana, animal e ambiental. O segundo é estimular o planejamento de políticas e atividades de promoção e prevenção à saúde pensando essa nova ótica”, destaca Alves. Ele ressalta, ainda, que é importante que profissionais de saúde estejam atualizados quanto a essa nova proposta, assim como gestores e estudantes.




