O I Seminário de Mulheres Negras, realizado em Petrolina pelo Coletivo Mulheres Negras de Pernambuco, com apoio da Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, da ALEPE, presidida pela deputada Isabel Cristina de Oliveira (PT), dia 22/07, na Câmara de Vereadores, foi muito concorrido, contando com presença de mulheres das zona rural e urbana dos municípios de Petrolina, Afrânio, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Preconceito, saúde da mulher negra, disciplina da história da África e da cultura africana nos ensinos fundamental e médio, discriminações religiosas, foram os temas mais debatidos.
A deputada Isabel Cristina destaca que o evento foi de vital importância para se combater a discriminação, o preconceito e a intolerância, e que todas as questões levantadas precisam ser ainda mais discutidas. “Enquanto política e mulher negra, tenho o compromisso de levar estas demandas para os governos e aprofundar este debate porque se trata de uma luta que não cessa e, mesmo com tantos avanços iniciados no governo Lula, temos muito caminho a percorrer” concluiu Isabel Cristina.
A representante do Coletivo de Mulheres de Pernambuco, Lindacy Assis, ressaltou a importância do evento para a efetivação de políticas públicas: “Sabemos que hoje temos uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial ao nível nacional, sabemos dos avanços, mas temos a clareza que muita coisa ainda não saiu do papel, sendo assim continuamos nesta luta para buscar melhores condições de vida para mulher negra e consequentemente para a sociedade em geral” .Gilberto de Souza Pires