
A implantação do Campus do IFBA em Juazeiro é fato, com dia e local para começar as atividades. A novidade é a forma como os dirigentes resolveram implantá-lo aqui no município. Com o objetivo de conhecer a população que será beneficiada com o instituto, a direção geral do IFBA realizou na manhã de hoje (26) uma audiência pública, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para ouvir a opinião dos presentes sobre os cursos que serão ministrados. Foi abordada também a questão da oferta de cursos para a unidade, podendo os presentes sugeri-los.
Segundo Emanuel Victor Hugo Moraes, diretor geral do Campus Juazeiro, o evento é muito importante, pois o IFBA é apresentado oficialmente à população. “Estamos mostrando as ofertas de cursos aqui para a região. Serão dois eixos básicos. Um para a segurança e saúde, com o curso técnico em segurança do trabalho (médio e integrado), e o segundo gestão de negócios, com dois cursos, o integrado em administração e o curso superior em área de logística, além de um voltado para a área de energia renovável, pois precisamos aproveitar o que a região oferece”, expôs.
No entanto, para Emanuel, o mais importante do dia “é chamar a comunidade juazeirense para o debate, mostrando o que o instituto pode oferecer, e se tudo der certo em maio a escola será inaugurada e Juazeiro ganha mais um centro educacional”, declarou.
O vice-prefeito, Irmão Francisco, representou o prefeito Isaac Caralho, que se encontra em Brasília, e falou da importância do ato. “Esse evento é sem dúvida de fundamental importância para educação dos nossos jovens. Foram quase 30 anos de espera, mas graças a Deus hoje estamos falando sobre a implantação do Instituto Federal da Bahia em Juazeiro. Vamos receber o IFBA com louvor, pois ele vai cuidar do saber dos nossos jovens”.
Outras autoridades presentes fizeram o uso da palavra parabenizando a iniciativa da direção do Instituto Federal, que vai analisar e avaliar cada opinião para num futuro próximo colocar em prática os anseios da comunidade juazeirense.
Participaram do evento representantes da sociedade civil; o chefe de gabinete do IFBA, Edmilson dos Santos, que representou o reitor; o coordenador de ensino superior da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Eduardo Seixas; o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira; o diretor geral do Campus Juazeiro, Emanuel Moraes, como já foi citado; o diretor de gestão da tecnologia da informação, Luiz Machado dos Santos e a relações públicas Gisele Paixão, representando a Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom).
Por Lidiane Souza




