Acontece no período de 18 a 22 de outubro, a II Semana pela Democratização da Comunicação, realizada pelo Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco, em Juazeiro. A programação terá início hoje (18) com a realização da mesa de discussão “A Comunicação que temos e a Comunicação que teremos” que contará com a participação do Assessor Especial de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação Social da Bahia, Antônio do Carmo, e a representante do Instituto de Mídia Étnica, Juliana Dias. A mesa, que irá acontecer no Campus III da UNEB, será mediada pelo Fórum de Comunicação e irá marcar o primeiro dia da Semana de Integração organizada pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social da referida Universidade.
Amanhã, dia 19, a programação segue com a exibição do documentário “Criança, a alma do negócio” na Casa de Cultura do Bairro Quidé, seguida de discussão acerca da relação entre mídia e consumismo. A partir do dia 20, as atividades serão realizadas em outros municípios do Território, a exemplo de Canudos, Curaçá e Pilão Arcado, tendo como foco a realização de oficinas de comunicação para jovens e a apresentação de programas especiais sobre comunicação nas Rádios Comunitárias destes municípios.
A Semana pela Democratização da Comunicação faz parte da agenda dos movimentos sociais do campo da comunicação no país e este ano acontece em meio a discussões como a criação de um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil e o Plano Nacional de Banda Larga, em discussão no Governo Federal. No estado da Bahia o cenário de estruturação do Conselho Estadual de Comunicação mobiliza a sociedade civil a envolver-se ainda mais na reivindicação da comunicação como direito.