Com o intuito de incentivar estudantes a manifestarem suas emoções e sentimentos através da linguagem artística, estão abertas as inscrições para o III Expressarte até esta sexta-feira (30) em Petrolina. A iniciativa do projeto é uma maneira de incentivar a produção de textos e artes plásticas aos estudantes do ensino fundamental. Além de valorizar a leitura como fonte de informação.
Este ano com o tema “Nossa gente, nossa terra: histórias que encantam”, o III Expressarte será dividido em quatro modalidades: poema, conto, memórias e artes plásticas, que envolvem desenho e pintura.
De acordo com a modalidade e o tema, as produções de textos dos alunos que serão orientadas por professores e pela equipe gestora da escola, devem ser produzidas na própria unidade escolar no mês de outubro. Caso a comissão de avaliação perceba que o texto não foi produzido pelo aluno, automaticamente ele será desclassificado.
Tanto as produções textuais quanto artísticas, serão avaliadas de acordo com alguns critérios como: originalidade, criatividade, coesão, coerência, entre outros. Todos os alunos regularmente matriculados na rede municipal de ensino fundamental de Petrolina, poderão participar do Expressarte.
Segundo a Secretária de Educação de Petrolina, Célia Regina Carvalho, a realização do projeto no município é benéfico para a formação do aluno. “A cada ano percebemos que vem aumentado o número de participantes. Uma experiência que vem ressaltar o cotidiano da escola de práticas positivas, focando a leitura, escrita e interpretação de texto”, afirma.
Os alunos interessados podem realizar as inscrições na secretaria da própria escola onde estudam. Os três melhores trabalhos receberão as seguintes premiações:
1º lugar: 01 computador;
2º lugar: 01 câmara digital;
3º lugar: 01 Mp5.
Já os docentes que se destacarem receberão:
1º lugar: 01 câmara digital;
2º lugar: 01 Mp5
3º lugar: 01 pen drive.
Além dos prêmios, cada vencedor receberá também menções honrosas. Ambos estão previstos para acontecer no dia 15 de dezembro.
Por Catharine Matos
Fonte: Ascom PMP