Dentro de uma extensa programação que promete agradar a todos os gostos e inclui: concurso de sanfoneiros, exposição e workshops, a 3ª edição do Festival Internacional da Sanfona traz uma série de concertos e shows musicais com artistas consagrados mundialmente.
Grandes instrumentistas oriundos de todas as regiões do país e do exterior irão se revezar nos palcos do Festival para mostrar a universalidade da sanfona, com seus vários ritmos e estilos musicais. Entre as atrações Internacionais desta edição estão: João Frade (Portugal) – que traz como convidado o guitarrista brasileiro Munir Hossn; Nathanael Sousa (Portugal); Ksenija Sidorova (Letônia) – uma instrumentista brilhante e precisa, especialista em explorar a universalidade da sanfona; e Alexander Hrustevich (Ucrânia) – considerado um dos melhores acordeonistas do mundo por reproduzir com maestria as mais complexas transcrições de orquestras no acordeon.
Entre os artistas nacionais convidados para esta edição do evento que homenageia o mestre Camarão – morto recentemente e Dino Rocha (MS) – conhecido como o rei do Chamamé Sul-Mato-Grossense e já garantiu a sua presença no Festival, estão: Toninho Ferraguti (SP), Bebe Kramer (SP) E Oswaldinho do Acordeon (RJ) – representando a região sudeste; Chico Chagas (AC), representante da Região Norte; Quinteto Persch (RS) representante da Região Sul; Targino Gondim (PE) , Beto Hortis (PE), Quinteto Sanfônico da Bahia (BA), Rennan Mendes (BA), Daniel Itabaiana (BA), Silas Souza (BA), Wanderley do Nordeste (BA), Flávio Baião (BA), Raimundinho do Acordeon (BA) e Elba Ramalho (PB) representantes da Região Nordeste.
De acordo com Targino Gondim, curador do festival, a programação do evento foi montada com o objetivo de mostrar as sanfonas de todas as regiões brasileiras e instrumentistas internacionais de expressão. “Partindo desse princípio convidamos representantes de todas as regiões do Brasil e para completar resolvemos trazer maravilhosos acordeonistas que fazem um estrondoso sucesso no mundo e o Brasil precisa conhecer.” Pontuou Targino Gondim, acrescentando, que os concertos e shows são imperdíveis assim como toda programação do evento; “a Ksenija Sidorova já fez várias apresentações com seu acordeon em shows solo e acompanhando grandes nomes da música mundial. O Alexander Hrutevich é tido na cena musical como o grande sucessor de Frank Marocco e Van Damme, os maiores nomes da sanfona no mundo, é uma programação que vale a pena conferir”, ressaltou Gondim.
A abertura solene do festival irá acontecer no dia 14 de Julho, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, com o lançamento oficial do DVD “Mestre de um Brejo distante” uma homenagem ao Mestre Camarão; com o concerto da consagrada acordeonista, Ksenija Sidorova, Quinteto Sanfônico da Bahia e Targino Gondim.
O III Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda e Conspiradoria Projetos e Produções Ltda, patrocinado pelo BNDES através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.
Fonte: Enfoque Comunicação