Um incêndio destruiu a antiga estação ferroviária de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, durante a madrugada de segunda-feira (20). No local, que é um dos cartões postais do município, funcionava a Liga de Bois da cidade e também um espaço cultural. Todo o material usado no carnaval pelas agremiações foi destruído.
O comerciário Josino Neto, que gravou o incêndio com uma câmera, explicou o que aconteceu. “O pessoal escutou uns estalos na estação e pensou que era alguém mexendo ou organizando para o carnaval, mas, poucos minutos depois, as chamas subiram. Então, começou o fogo, o corre e corre. Populares ligaram para a polícia porque aqui em Arcoverde não tem Bombeiros. Quando a polícia chegou, algumas pessoas que trabalhavam no local conseguiram ainda tirar algumas fantasias, mas não deu para controlar as chamas“, falou.
Ney Mendes, o coordenador da Estação Cultura, instituição responsável pelo espaço, disse que o local faria aniversário comemorativo em 2012. “A estação ferroviária completará 100 anos que foi construída, dia 12 de maio, e, na década de 80, ficou desativada e abandonada”. Há dez anos, entretanto, o local foi ocupado pela classe artística da região. Todo o material dos bois Milagroso e Maracatu ficou destruído. “Foi queimado a história de um grupo todo. Dois bois perderam tudo e a associação não sabe como vai ficar”, lamentou o coordenador.
O Corpo de Bombeiros conseguiram controlar o fogo e evitaram um prejuízo maior. “Foi feita a constatação de que havia um incêndio. Então, a viatura se deslocou de Belo Jardim [Agreste do estado], com três componentes. Conseguimos ainda segurar parte da estrutura, justamente por conta da ação dos bombeiros”, falou Klebson Azevedo, tenente da corporação.
Segundo os bombeiros, só com o resultado da perícia vai ser possível informar as causas do incêndio. A Prefeitura de Arcoverde informou que vai ajudar a Liga dos Bois e as troças que tiveram prejuízos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1QOXOlsv8ug[/youtube]