Apresentações culturais, serviços para a comunidade, além do apitaço e panfletagem marcaram a principal atividade da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através da Diretoria de Atenção ao Idoso, durante a manhã desta quarta (12), na Tenda Cultural da Avenida Souza Filho.
O evento teve a participação de idosos dos centros e grupos de convivência do município, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), e da população em geral, que prestigiou a iniciativa e desfrutou de serviços como corte de cabelo, segunda via de registro e informações sobre o Programa Bolsa Família.
De acordo com Maria Socorro da Silva, 74 , moradora do Rio Corrente e membro do grupo de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, a ação tem como um de seus pontos positivos a promoção do convívio entre os idosos de diferentes locais. “Aqui nós conversamos, nos encontramos e brincamos. Atividades como essas têm que acontecer mais vezes, e não só sobre o tema da violência contra o idoso, pois através de eventos como esse, percebemos que estamos sendo vistos”, afirma.
A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Adinair Viana, ressalta que a Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa fomenta uma discussão com toda a sociedade em relação ao tema, sendo necessária a compreensão das particularidades dessa faixa etária e o respeito ao estatuto que garante os direitos dos idosos. “Este é um momento em que as pessoas precisam entender que os idosos necessitam de harmonia e paz para continuar sua trajetória de vida. Por isso, chamamos a atenção das pessoas para criar uma cultura de respeito, onde elas saibam que é necessário observar as leis, pois os idosos precisam de carinho, cuidado, atenção e reconhecimento do que fizeram pela família e a sociedade”, explica.
Nesta quinta-feira (13), os idosos participaram do São João da Sedest, na sede da secretaria. O encerramento será na sexta-feira (14), com o encontro dos centros e grupos de idosos, no Centro de Convivência Vó Pulú, às 8h.
Texto: Raoni Santos