A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da empresa licitada Saneando – que está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPAC) –, iniciou na noite desta segunda-feira (13), na Escola Graciosa Xavier Ramos Gomes (localizada no distrito de Carnaíba do Sertão), as audiências públicas que irão discutir com a comunidade a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro (PMSB). Na mesma noite também foi realizada a plenária do distrito de Juremal.
O engenheiro sanitarista ambiental, Ricardo Oliveira, representando a empresa Saneando, explicou a importância da participação popular na elaboração do PMSB. “Essa contribuição é fundamental para que o Plano atinja os anseios reais do município. A cidade que não tiver o PMSB concluído ou executado ficará impossibilitada de receber recursos para investimentos em abastecimento de água, tratamento e coleta de esgotos”, concluiu Ricardo.
A moradora do distrito de Carnaíba, Albertina Oliveira Melo, que reside há 43 anos na localidade, falou na noite de ontem sobre a satisfação de poder participar da elaboração do Plano Municipal: “acho muito importante identificar os verdadeiros problemas da nossa comunidade. É nessa hora que devemos expor as dificuldades para que o governo possa resolvê-las definitivamente”.
Segundo o secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento, João Pedro da Silva Neto, o objetivo das audiências públicas é sensibilizar a população e conseguir fazer com que os moradores participem dos debates, opinem, deem sugestões e acompanhem os trabalhos de elaboração do PMSB. “Estamos projetando Juazeiro para os próximos 20 anos e a participação popular é fundamental nesse processo”, destacou o secretário.
As audiências públicas acontecerão até o dia 31 de janeiro. E nesta terça-feira, 14 de janeiro, às 18 horas, no distrito de Massaroca, na Escola Atanilia Luz Araújo, e no Junco, região do Salitre, na Escola Manuel Nunes Amorim, serão realizadas mais duas audiências públicas.
Cronograma do PMSB
1 – Planejamento dos serviços e mobilização social;
2 – Elaboração de diagnósticos setoriais de saneamento;
3 – Elaboração do prognóstico e proposição de alternativas para o PMSB;
4 – Formulação de programas, projetos e ações na área de saneamento;
5 – Definição dos mecanismos e procedimentos de monitoramento das ações do PMSB;
6 – Elaboração da versão final do Plano de Saneamento Básico.