A Secretaria Municipal de Saúde – SMS iniciou essa semana os mutirões de combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da dengue. Ontem (7), foram feitas entregas de panfletos e recolhimento de vasilhames, pneus, latas, garrafas pet, baldes velhos e outros recipientes que facilitam o acúmulo de água e a proliferação do mosquito. Foram beneficiados os bairros Professor Ivo Braga e Curaçá 1.
O mesmo trabalho foi realizado pelos agentes de endemias e outros funcionários públicos nessa sexta, 8 de maio, cobrindo todo o Centro. Durante a execução do serviço, também são feitas orientações aos moradores, conforme disse o Chefe do Setor de Endemias Enoque Mota. “É um trabalho educativo e em equipe, com os agentes, e tendo apoio de caçamba e carro de som. Vamos às casas e buscamos identificar os focos de proliferação do mosquito, pois os índices de infestação estão aumentando no Brasil e Bahia. Temos que ter cuidado. O novo inseticida disponibilizado pelo Ministério não conseguiu acabar com o mosquito no Brasil, por isso, a única forma que temos agora de combater a dengue é eliminar os focos”, explicou Enoque.
De acordo com dados da Vigilância em Saúde da SMS, os mutirões continuam com o seguinte cronograma: dia 14, Adolfo Viana e São Benedito; dia 15, Theodomiro Mendes (Casas Populares) e José Amâncio Filho; dia 21, Bambuí, Salvador Pereira Lima e Vila da Paz. “Esperamos que os moradores contribuam com a gente ajudando a combater a dengue em nosso Município. É uma doença perigosa, portanto temos que nos unir nessa luta”, conclamou Mota.