O universo da iniciação, produção e pesquisa científica vai estar em efervescência entre os dias 09 e 11 de outubro: é que neste período acontecerá a II edição do Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA). Promovido pelo Curso de pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, o evento tem como proposta principal integrar alunos, professores, pesquisadores das mais variadas áreas em torno de debates e difusão de conhecimentos que devem ser aplicados em vários contextos sociais.
“A primeira edição do SIVASF surgiu com o objetivo de contribuir com a capacitação dos discentes e profissionais nas suas áreas de atuação na região do Vale. Neste sentido, a edição de 2016 teve os objetivos alcançados e superados. Este ano temos a proposta de alcançar um público ainda maior e, por isso mesmo, estamos fechando uma programação composta em mais de 65% com pesquisadores de outras instituições do Brasil”, pontua a presidente da Comissão Organizadora e discente do curso de Pós- graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Jessica Viviane Amorim.
Os participantes terão à disposição uma ampla programação, que inclui palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do endereço eletrônico www.sivasf.univasf.edu.br . Os cinco minicursos serão gratuitos, porém, com vagas limitadas. Já para os outros eventos do Simpósio, será necessária a realização de inscrição e o pagamento de uma taxa, que pode variar de R$ 64 a R$ 105, 70, de acordo com o período da efetivação da inscrição e da categoria (graduação, pós graduação e profissional).
Para quem pretende apresentar trabalhos científicos – pesquisas concluídas, estudos de caso, projetos de extensão, revisão sistemática e relatos de experiência – é importante ficar atento ao prazo de inscrição, que se estende até o próximo dia 10 de setembro. A comissão organizadora vai divulgar, no dia 15 de setembro, os trabalhos aptos a integrarem o Simpósio.
“O SIVASF, proporciona ainda a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos na região, podendo os mesmos serem submetidos até o dia 10/09, como trabalhos completos, resumos simples e resumos expandidos”, enfatiza Jessica.
Abertura
A abertura do Simpósio, no dia 09 de outubro, vai contar com a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolver o Brasil”, proferida pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia e professor doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Sérgio Machado Rezende. A exemplo da primeira edição, o Sivasf este ano deve contar com a participação de professores, discentes e pesquisadores de vários estados do Brasil.
“Buscamos o apoio da CAPES/MEC e, nesta edição, o evento será imperdível e ainda melhor. Será uma oportunidade para discutirmos ações interdisciplinares que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas na cidade e no campo; além do incremento em produções agropecuárias e industriais e soluções sustentáveis e ecologicamente corretas para o nosso cotidiano”, frisa o presidente e coordenador geral do Sivasf, Marcelo Domingues de Faria.






