O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação, disponibilizará 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste ano. Participam do programam 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. As inscrições começam nesta terça-feira e vão até o dia 12 deste mês.
Só poderão participar do Sisutec alunos que realizaram o Enem em 2012. Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais. Além disso, nos institutos federais há vagas reservadas para negros, pardos indígenas e candidatos com renda de até um salário mínimo.
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, afirmou que o Sisutec é uma oportunidade para o Brasil desenvolver o ensino técnico no Brasil. “É uma forma de oferecermos mais uma oferta na linha profissionalizante. Historicamente, o Brasil não desenvolveu o ensino profissionalizante. Nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos”.
(G1)