Levar água a todas as localidades do interior de Juazeiro é a meta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto –SAAE, por determinação do prefeito Isaac Carvalho. Comunidades que há anos sofriam com a falta de água vivem hoje uma melhor qualidade de vida através da água que chega, seja da perfuração de poços ou com a instalação de adutoras.
O trabalho de manutenção e instalação de novas bombas em poços já existentes tem também contribuído para a melhoria de vida do homem do campo. A comunidade de Barbeiro, no Distrito de Pinhões, há mais de 20 anos mantinha um motor à base de óleo diesel para ter acesso à água. Sensível à situação, a direção do SAAE autorizou a instalação de uma bomba submersa e a colocação de 450 metros de cabo elétrico para melhorar a captação e distribuição da água retirada de um poço com vazão de aproximadamente 10 mil metros cúbicos/hora.
De acordo com o produtor José Borges (Zé Vaqueiro) à comunidade tinha de comprar 20 litros de óleo diesel todos os dias para que o motor pudesse captar a água. “Agora com essa nova bomba elétrica vamos ter mais água e menos trabalho, basta apertar o botão e o serviço será feito”, festeja.
Segundo o senhor Nilo Ferreira da Silva, um dos moradores mais antigos da localidade, o velho motor já não funcionava 100% e a pressão da água diminuía a cada dia. “Como temos uma caixa de 10 mil litros, uma lavanderia comunitária e um bebedouro para os animais precisamos de água todos os dias. Este motor é antigo e já não suportava a demanda. Agora é só ligar a bomba e vê a água jorrar”, disse seu Nilo avaliando a água como de boa qualidade, servindo inclusive para o consumo humano.
O diretor do SAAE, Joaquim Neto, reforça o compromisso do prefeito Isaac, afirmando que: “até o final dessa gestão não ficará uma comunidade do interior sem água. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores, estamos também vendo o retorno de muitos sertanejos que haviam abandonado suas terras, pois agora tem novas possibilidades, inclusive de produção”, lembra Neto.
ASCOM PMJ/SAAE