O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, as temperaturas já caíram e o frio na região tende a aumentar nos próximos dias. De acordo com o meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário de Miranda, as temperaturas podem chegar até 15º durante a madrugada.
“Principalmente no final de junho e julho, que é o mês mais frio, a tendência é de termos nesse ano uma situação de frio razoável e, em alguns anos como em 2016, a temperatura chegou a 13,9º graus. Então é comum essa temperatura cair em torno de até 15º durante as madrugadas”, ressalta.
Mário de Miranda também explica que as baixas temperaturas acontecem devido uma onda de frio que circula pelo sul e sudeste do Brasil, e que chegou em Petrolina. A mudança já registrou temperatura média de 21º graus, mas o clima pode esfriar ainda mais.
“Em alguns anos acontece uma antecipação e o que provoca isso é o sistema frontal que traz esse ar mais frio atingindo o Brasil, com algumas regiões como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina que bateram recorde temperatura para essa época e, por extensão, essa onda de frio chegou aqui”, destaca.
G1 Petrolina