“Lá vem o Cabaré pisando na avenida. Lá vem o cabaré com suas putas!”
Por Jacqueline Santos
Fotos: Arquivo pessoal
Na série sobre os 100 anos do Carnaval de Juazeiro de hoje, o Diário da Região traz para você, leitor, a memória de um bloco bem diferente que fez muita história nas ruas da cidade. Ousadia e irreverência são termos que definem bem o famoso Cabaré das Ilusões que, há mais de 20 anos deu inicio a uma tradição nada convencional, mas muito divertida.
Em 1994 um grupo de aproximadamente 10 amigos, apaixonados pela magia do carnaval, resolveram montar um bloco diferente no carnaval de Juazeiro. Um bloco que sairia às ruas desfilando sorrisos e fantasias irreverentes ao som de marchinhas carnavalescas. Foi assim que nasceu o Bloco Cabaré das Ilusões. O nome veio inspirando em um integrante do grupo que possuía um cabaré e da ideia de ilusão que todos temos, ao menos um pouco, em nossas vidas.
Entre os amigos que fizeram parte do nascimento do bloco, estava o responsável pelo repertório musical, Edésio Santos, homenageado todos os anos em um festival da cidade, que leva o seu nome. Por onde o Cabaré passava, as pessoas eram inundadas pela energia que o bloco proporcionava e ia se juntando à festa. “Quando o bloco saía o locutor Gil Braz apresentava o bloco na rádio e dizia: Lá vem o Cabaré! Lá vem o Cabaré pisando na avenida, o Cabaré com suas putas. E eu dizia: Viva às putas, vivas às raparigas, viva os viados, viva todo mundo!”
Uma das características mais marcantes do Cabaré eram as fantasias. No início o bloco não possuía camisas ou abadás. Os figurinos dos foliões eram a criatividade. Segundo um dos fundadores do bloco e diretor presidente, conhecido como Carcará, uma das coisas mais interessantes e que chamava atenção era um carro onde eram penduradas calcinhas, camisinhas. Empurrado pelos próprios foliões.
Segundo Carcará, o Cabaré das Ilusões já chegou a arrastar 2.500 foliões pelo circuito do carnaval de Juazeiro. “O Cabaré contagiava as pessoas de amor. Amor pela magia, pela fantasia, pela ilusão do carnaval.”
Depois da fundação do Cabaré das Ilusões 20 vinte anos se passaram.Em 2012 foi o último desfile do bloco. Em 2014 o Carnaval de Juazeiro continuará sem a alegria a irreverência de um dos blocos responsáveis pela nossa tradição carnavalesca. Porém Carcará confessa, “Um dos meus maiores sonhos é ver o Cabaré de novo na avenida. Eu espero que ano que vem ele volte”, finaliza.






