O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado da secretária de saúde, Tatiane Malta, entregou a Chave da Cidade à primeira criança que nasceu no último domingo (08), na Maternidade Municipal de Juazeiro, dando inicio oficialmente a Semana do Bebê 2016. Ana Júlia nasceu às 02h01 do domingo, de parto normal, Simbolizando a “Bebê Prefeita da UNICEF”.
A mãe da pequena Ana Júlia, Daiana Ribeiro de Araujo, de 33 anos, moradora do bairro Piranga, feliz com a chegada da filha também se sentiu honrada por saber que o bebê está sendo homenageado pelo município. “Fui muito bem atendida e tratada aqui na maternidade pela equipe e médicos. Foi um parto muito tranquilo. Esse é meu quinto filho, e já veio nomeada como prefeita da cidade, é uma honra”, disse a dona de casa.
A homenagem faz parte das ações da 6ª Semana do Bebê de Juazeiro, realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com as Secretarias da Saúde, Educação e Social. Durante o evento, alunos da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa também apresentaram em coral músicas e cordel sobre o combate ao mosquito Aedes aegipty.
A diretora de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena Pesqueira, entregou o enxoval básico para o recém-nascido com vários produtos e falou sobre a importância da Semana do Bebê. “O objetivo é demonstrar que os cuidados voltados para a criança são prioridades na política pública de Juazeiro. Estamos lançando oficialmente hoje a abertura da Semana do Bebê, mas teremos diversas atividades ao longo da semana”, disse Lorena.
A secretária Municipal de Saúde falou sobre a importância dos cuidados da primeira infância. “A Maternidade Municipal de Juazeiro é referência de partos para a região e nosso dever é garantir uma boa assistência à saúde da mãe e do bebê. Desde sua abertura em 2010, mais de 24 mil crianças já nasceram na maternidade. A Rede Municipal de Saúde possui estrutura necessária para atender a mulher desde o momento da gravidez até o nascimento da criança”, avaliou Malta.
O prefeito Isaac Carvalho destacou os avanços da saúde para a primeira infância. “Entregamos a Maternidade, dois Centros de Parto Normal, cinco leitos PPP (assistência ao pré-parto, durante e após o parto). Realizamos no próprio hospital o teste da orelhinha e os bebês já saem registrados pelo cartório que foi implantado dentro da unidade hospitalar. Nós custeamos o Hospital da Criança com recurso próprio e mais de 70% do custeio da Maternidade é feito pelo município”, enfatizou Isaac.
Estiveram presentes no ato o vereador Justiniano Felix (Tiano), o assessor de Relações Institucionais da Prefeitura de Juazeiro, Pedro Alcântara, os superintendentes de Atenção Integral à Saúde, Mário Machado, e de Humanização e Promoção à Saúde, Klynger Farias; a Diretora da Maternidade, Rivaécia Espínola, a Coordenadora Médica da Maternidade Municipal, Dra Fabíola Ribeiro, a articuladora do Selo UNICEF Carla Lorena Pesqueira, além de secretários do governo e profissionais de saúde.
SEMANA DO BEBÊ
O evento segue até o dia 14 de maio com diversas atividades, como palestras, apresentações culturais, oficinas, fóruns, contação de histórias, rodas de diálogos, exposições dentro da temática: ‘Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês’.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, realizada através de oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Ascom SESAU