A visita foi curta, mas os resultados positivos, na avaliação do morador Dewilson Ribeiro. O governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, acompanhado de prefeitos da região, deputados, vereadores e lideranças comunitárias, inauguraram na manhã de ontem (2) a recuperação de nove quilômetros de estrada de acesso ao Distrito de Itamotinga, em Juazeiro. Apesar do elogio, Ribeiro criticou também a falta de um palanque para que a comunidade pudesse vê melhor o governador.
Reivindicação antiga dos moradores e lideranças do Distrito, a pista que sai do entroncamento da BA -210, ganhou asfalto novo e sinalização. Jaques Wagner inaugurou também 90 da mesma rodovia, trecho que liga as cidades de Curaçá e Juazeiro um importante corredor de escoamento da produção de fruta irrigada da região. Durante o discurso na cidade de Curaçá o governador anunciou que o Departamento de Infraestrutura Terrestre – DNIT, órgão do governo federal que cuida da reforma das estradas, aprovou o projeto para a conclusão da saída da ponte de Juazeiro (anel viário). “Recebi a informação de que o projeto foi acolhido, agora vamos trabalhar na licitação e em breve a cidade vai ter uma boa estrutura no local”, adiantou.
Acesso a Maniçoba
Em Itamotinga, evitando falar de politica, o governador foi recepcionado pela Banda da Policia Militar de Juazeiro que cantou o Hino da Bahia, interpretado pelo policial e tenor Carlos Lima. Jaques Wagner ouviu também a musica de Roberto Carlos, “como é grande o meu amor por você”, interpretada pela Orquestra Mozart. O governador prometeu voltar a região para inaugurar o acesso a Maniçoba e afirmou que vai buscar recursos para fazer a conexão entre Itamotinga e Maniçoba, via margem do rio. “Esta estrada vai ajudar e muito toda essa região e nós vamos continuar trabalhando com o pé no chão em todas as frentes para que a Bahia continue avançando. A demanda é grande. Acabo de receber aqui do prefeito Isaac e da comunidade, mais um pedido que é colocar sinal de telefonia celular em Itamotinga. Vamos fazer essa interlocução com a senadora Lidice da Mata e com Valter Pinheiro para que esse beneficio também chegue aqui. Acabamos de fazer este trecho da BA e o esforço agora é para que a reforma chegue até a cidade de Paulo Afonso”, disse.
Outro compromisso de Wagner foi acelerar a tramitação do processo licitatório da BA-210 no trecho entre Sobradinho e Piçarrão em Sento-Sé, que deve começar no segundo semestre de 2012.
O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho enfatizou a parceria do município com o Governo do Estado e disse que recebeu com alegria a informação da aprovação do projeto do anel viário de Juazeiro. Isaac agradeceu o empenho do governador, parabenizou a comunidade de Itamotinga e prometeu continuar trabalhando integrado aos governos federal e estadual, para buscar cada vez mais melhorias para Juazeiro.
Captação de recursos
O vice governador Otto Alencar lembrou que nos últimos cinco anos, já foram reformados mais de 5,5 mil quilômetros de estradas pelo governo do estado.. “Agora mesmo estamos preparando para mandar a Assembleia Legislativa um projeto para captação de recursos junto ao Banco Mundial. Queremos concluir a BA-210, a BA-130 e deixar os eixos rodoviários da Bahia em boas condições de trafegabilidade”, assegurou Alencar.
o governador Jaques Wagner, esteve acompanhado ainda da senador Lidice da Mata, do deputado federal, Joseph Bandeira, estaduais Marcelo Nilo, Roberto Carlos, Marcelino Galo Yulo Oiticica e Fátima Nunes. Presentes ainda os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, de Casa Nova, Orlando Xavier, de Curaçá, Salvador Lopes, de Jaguarari, Antonio Nascimento e de Uauá, Jorge Lobo.
Por Antonio Pedro
Fotos: Cristina Duarte