O Itaú Unibanco liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações na cidade de São Paulo em 2012, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. A instituição financeira recebeu 1.108 reclamações durante o ano. É a segunda vez seguida que um banco lidera o ranking, elaborado desde 1998. Em 2011, o Bradesco recebeu o maior número de queixas.
Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon paulista. São consideradas no ranking apenas as queixas registradas por meio de um processo administrativo no órgão após não ter ocorrido acordo com a empresa na fase inicial do atendimento.
Procurado pelo G1, o Itaú Unibanco afirmou que há uma discussão sobre a legalidade de cobrança da tarifa de cadastro, considerada inadequada pelo Procon, mas que, segundo o banco, é considerada adequada pelo judiciário, o que elevaria o número de reclamações sobre a instituição financeira. Além disso, o banco aponta que o Procon não considera proporcionalidade, fazendo com que apenas as empresas grandes apareçam no ranking.
Informações do G1.