Entre os dias 10 e 14 de abril, o Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, sediou as atividades do II Salão Baiano de Turismo.
Diversas personalidades da política baiana prestigiaram o evento, entre elas, o Governador Jaques Wagner, o Secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, além de deputados federais e estaduais e outras autoridades representando os municípios convidados para as atividades.
Com uma programação diversificada, o II Salão Baiano do Turismo abordou a importância da valorização do turismo para a economia baiana, principalmente agora, às vésperas de o Estado sediar grandes eventos, como a Copa das Confederações, em junho de 2013 e a Copa do Mundo, em junho de 2014.
Não só pontos turísticos da capital e região metropolitana foram citados, mas também pontos turísticos do interior, que além de suas belezas naturais e artificiais, contam ainda com uma rica cultura.
Quanto a Jaguarari, mais uma vez ficou evidenciado seu potencial turístico que abrange as regiões de grota, caatinga, areia e serrado, além de cachoeiras e sítios arqueológicos.
Potenciais como o artesanato da palha em Jacunã, do barro e da madeira da região de Flamengo, o cultivo do umbu, muito freqüente na caatinga, o bode e exploração do cobre na região de Pilar e as belezas naturais da região da grota, como a Cachoeira dos Betes e Covão, também foram mencionados.
Segundo o Secretário de Educação, José Antônio, “um trabalho midiático pode dar maior notoriedade a todas essas riquezas cultural e natural presentes em Jaguarari. O que atrairá não só visitantes, mas também, investidores que queiram explorar tais riquezas, gerando conseqüentemente ocupação e renda para alavancar a economia local”, disse.
O Diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura de Jaguarari, José Crescêncio, avaliou como positiva a participação de Jaguarari no II Salão Baiano de Turismo e disse que “toda a diversidade turística do nosso município, pode ser melhor aproveitada por meio de parcerias com a iniciativa privada e a capacitação de pessoal para que o turismo local, além de um atrativo, seja também um meio lucrativo para nossos munícipes”, disse.