A equipe da Secretaria de Educação do Município de Jaguarari se para a realização da III Conferência Municipal de Educação. O evento nesta terça-feira, dia 28 de maio, no Centro Pastoral da Paróquia, mas para que tudo aconteça como o esperado, foi realizada mobilização prévia a fim de evitar imprevistos.
A Conferência reúne representantes das escolas das redes federal, estadual, municipal e particular, faculdades, sindicatos, Conselho Municipal de Educação e grupo gestor, bem como representantes de pais de alunos, alunos, servidores de apoio às escolas e conselho escolar. Todos discutindo o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação federativa e Regime de Colaboração.
Antecedendo a III Conferência Municipal de Educação foi realizada uma mine- conferência no dia 23 de abril, na Escola Floriano Peixoto. Os presentes, dentre sete eixos, escolheram quatro para serem debatidos em Jaguarari:
Ø Eixo I = Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
Ø Eixo II = Educação e Diversidade: justiça social, inclusão, e direitos humanos.
Ø Eixo III = Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência avaliação condições de participação e aprendizagem.
Ø Eixo IV = Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Na conferência do dia 28 de maio, além de elaborar propostas que serão encaminhadas à Conferência Territorial do Piemonte Norte do Itapicuru, serão apontados dois delegados para a Conferência Estadual. E neste mesmo dia, serão escolhidas dez pessoas para a Conferência Territorial, que será realizada no dia 11 de junho, na UNIVASF, em Senhor do Bonfim. E durante a Conferência Estadual serão escolhidos os representantes da Bahia a participarem da Conveniência Nacional de Educação, a ocorrer em 2014 (CONE).
“Para nós, elaborar e participar de conferências de educação não se trata de novidade. Essa será nossa terceira conferência. A experiência nesse tipo de evento, somada ao desejo de contribuir para uma educação de qualidade, nos ajudarão em mais essa empreitada”, disse o Secretário Municipal de Educação, José Antônio.