O Centro de Cultura João Gilberto apresenta na próxima terça-feira (12), às 19h, o filme “Filhos de João Admirável Mundo Novo Baiano”, mais uma exibição do Projeto Terças na Tela que integra a programação desenvolvida pelo Circuito Popular de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura da Bahia – Secult. Este mês o projeto traz a mostra “Bahia Plural” que contempla oito filmes, todos produzidos por baianos ou relacionados a diversos aspectos do Estado.
Sob direção de Henrique Dantas, o longa-metragem, com duração de 76 minutos, retrata parte da história do grupo musical Novos Baianos e as diversas influências provocadas pelo convívio com João Gilberto. Mostra um recorte entre os anos 60 e 70, ambientado no Brasil regido pela ditadura militar. O filme perpassa temas como cultura e contracultura, tropicalismo, carnaval, futebol, e, principalmente, a experiência de vida numa comunidade alternativa do grupo que influenciou gerações e deixou importante legado musical ao país.
Programação
Outras exibições acontecem ainda nos dias 19 e 26 de março, sempre às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto, com entrada gratuita. No dia 19, o filme dirigido por Fabíola Aquino e Lilian Machado, Hip Hop com Dendê traz a reflexão sobre o movimento que atraiu milhares de adeptos ao redor do mundo. O Hip Hop conquista os jovens da periferia da Bahia e provoca uma mistura entre os elementos do grafite, break, rap, DJ, MC e o “pensamento” com as expressões artísticas locais. Na sequência, também de Fabíola Aquino, o filme Água de Meninos reproduz a Feira de São Joaquim, um espaço comercial da cidade do Salvador onde é possível encontrar artigos de candomblé, artesanato, carnes, frutas, verduras, dentre outros produtos. Inspirado pelos filmes A Grande Feira (1962) e Sol sobre a Lama (1963), a narrativa conta com depoimentos de feirantes e frequentandores e é conduzida pelo ator Antonio Pitanga.
Para fechar a mostra, no dia 26, Jardim das Folhas Sagradas, filme dirigido por Pola Ribeiro, conta a história de Miguel Bonfim, ex-bancário, filho de uma yalorixá e jornalista de esquerda, que decide fundar um terreiro modernizado. Contudo, por não conseguir um local na cidade, ele é obrigado a montá-lo na periferia. Por seus questionamentos quanto ao sacrifício de animais e sua decisão em construir um terreiro descaracterizado, Bonfim enfrentará graves consequências.
CPCV
Criado em 2008, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) é o maior circuito público de cinema do Brasil e exibe mostras de cinema e vídeo gratuitas, semanalmente, nos espaços culturais da SecultBA na capital e no interior. A ação é coordenada pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), com cessão, copiagem de conteúdos e curadoria da DIMAS. O CPCV assegura espaço de exibição para obras audiovisuais, sobretudo aquelas produzidas no Brasil, em diversas localidades.
SERVIÇO
Terças na Tela – Filhos de João Admirável Mundo Novo Baiano
Data: 12 de Março de 2013
Local: Centro de Cultura João Gilberto (Rua José Petitinga, s/n, Santo Antônio)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita