Joelma Cota, ex-primeira-dama de Casa Nova, que durante o mandato do seu esposo Wilson Cota como prefeito exerceu importante papel na administração do município, tendo seu olhar voltado para o social incluindo a educação e a saúde. Joelma está buscando apoio muito forte com o Governo do Estado pensando em 2020.
Em Salvador, Joelma teve encontro com o senador Jaques Vagner (PT) onde na oportunidade cogitou-se uma provável filiação ao Partido dos Trabalhadores, porém depois de um encontro com o deputado Roberto Carlos (PDT) na Assembleia Legislativa da Bahia, surgiu um convite para ingressar no PDT, também da base do governador, o que deverá ser o caminho da pré-candidata ao Executivo de Casa Nova nas próximas eleições.
Em Juazeiro durante a presença do secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, no III Fórum de Turismo, Joelma Cota falou sobre o turismo em Casa Nova e o desejo de ver o município entre um dos destinos turísticos da Bahia.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Diário da Região, Joelma falou sobre toda sua trajetória como uma mulher que pensa no futuro e progresso para a região casa-novense.
Diário da Região – Quem é Joelma?
Joelma Cota – Sou uma casa-novense que desde os meus 19 anos acompanho o trabalho do meu esposo Wilson Cota, que é um empresário bem sucedido e um ser humano único, que durante o seu mandato só pensou no progresso e desenvolvimento de Casa Nova. Sou de uma família humilde cujo meu pai faleceu um mês antes de eu nascer, mas minha mãe criou todos os seus seis filhos com muita dignidade. Tenho muito orgulho de minha história, pois trabalhei desde cedo ajudando a minha irmã vender docinhos e salgados, trabalhei em casa de família para garantir o meu material escolar. Venci na vida e graças a Deus conheci meu marido Wilson Cota que muito me ensinou e me ajudou durante todos esses anos. Quando ele ganhou para ser prefeito de Casa Nova eu não fui uma primeira-dama só de fachada, sempre atuei ao seu lado buscando o melhor para a população casa-novense.
Diário da Região – Qual a sua pretensão política e o porquê do desejo de ser prefeita de Casa Nova?
Joelma – Veja bem, na realidade esse desejo surgiu depois de eu ter sido abordada por várias pessoas de Casa Nova que me convenceram de que, na realidade eu teria potencial para assumir importante cargo em um município como Casa Nova e acredito que tudo isso se deva à minha postura de quando primeira-dama que sempre estava nos eventos acompanhando meu marido, o então prefeito Wilson Cota, e sempre usava da palavra para mostrar ao povo que somos capazes de transformar nosso município em um município promissor. Sempre falei a verdade e isso fez com que as pessoas confiassem nas minhas ações e de que sou capaz de mudar a realidade de um município que tanto precisa do social.
Diário da Região – Casa Nova tem em sua história o registro de ter sido governado por uma mulher (Dagmar) por duas vezes. Você acredita que poderá fazer história?
Joelma – Tenho esperança de que esta história se repetirá. Tenho muito respeito pela ex-prefeita Dagmar que teve um grande destaque em nossa cidade por ser uma mulher guerreira, mulher que muito se preocupou com o social e a tenho como exemplo, e com certeza procurarei sempre olhar para os menos favorecidos com ações concretas, sendo eu uma cidadã casa-novense sempre estarei atenta aos problemas do meu município.
Diário da Região – Casa Nova tem muitos atrativos turísticos como a Festa do Interior e o atrativo natural que são as dunas nas margens do lago de Sobradinho. Infelizmente na última atualização do Mapa Turístico brasileiro Casa Nova ficou de fora deste mapa. Qual a sua visão para o turismo em Casa Nova?
Joelma – É lamentável que isso tenha acontecido na atual administração pública de Casa Nova. Vale salientar que além das dunas que é muito bem frequentada pelos turistas temos também na localidade de Barra da Cruz o morro da Barra da Cruz que é um local que ainda não foi explorado e nem divulgado como atrativo natural que é um verdadeiro paraíso. Temos um potencial turístico muito grande e que faltam projetos concretos do poder público para que o nosso roteiro turístico seja vendido não somente na região, mas para todo o Brasil e com certeza será uma das minhas prioridades caso seja a vontade do povo.
Diário da Região – Casa Nova, um município baiano encravado no sertão do Norte baiano tem vocação para o turismo e cultura. Qual sua preocupação com a cultura local?
Joelma – Com certeza Casa Nova tem perdido sua identidade cultural que era muito bem representada pela Festa do Interior com a valorização cultural que nas últimas duas realizadas perdeu sua identidade. Quem não se lembra das barracas caracterizadas com suas histórias, suas danças populares, os festivais de quadrilhas… pois bem, tudo isso se acabou nesta gestão atual e que precisamos resgatar pois acredito que nosso município só crescerá com investimentos na cultura, no turismo e esportes envolvendo toda juventude.
Diário da Região – Que mensagem você deixa para o povo de Casa Nova?
Joelma – Ao povo de Casa Nova quero dizer que a esperança existe e ela acontecerá com o grupo, pois meu grupo é o povo, pois com o povo buscaremos melhores dias para o nosso município, com uma saúde melhor, uma educação melhor, uma melhor visão para o homem do campo. Tenho sim um olhar diferenciado para nosso município, pois sou a Joelma de sempre.
Entrevista e fotos: Edvaldo Franciolli






