Jornal Diário da Região 41 anos produzindo notícia no Vale do São Francisco

Por Alinne Torres

Fundador do Diário da Região Dr. Paganini
Fundador do Diário da Região Dr. Paganini

Informar com qualidade, credibilidade e responsabilidade, são algumas características do Jornal Diário da Região que neste ano de 2013 completa 41 anos de circulação na região do Vale do São Francisco.

Diariamente 5000 exemplares aportam diversas residências, empresas, escritórios, instituições e levam consigo os mais variados cadernos jornalísticos com assuntos que tratam sobre saúde, educação, esporte, política, agropecuária, cidades, economia, entretenimento, regional, entre outros.

O Jornal Diário da Região surgiu da vontade e entusiasmo de um estudante do curso de medicina, Dr. Paganini Nobre Mota. Em 1972, Paganini, decidiu reeditar o Jornal Tribuna do Povo, que pertencia ao vereador da época Jorge Gomes. O noticiário era vendido na loja Direli que ficava localizada nas imediações da Rua Goes Calmon, centro da cidade.

Atendendo ao pedido dos leitores que quando chegavam à banca para adquirir o jornal intitulavam o periódico de Jornal de Juazeiro, Paganini não pensou duas vezes e batizou o Tribuna do Povo como Jornal de Juazeiro, dando continuidade assim a comunicação no Vale do São Francisco.

“Certa vez fui a banca Direli e lá o vendedor de jornais disse que as pessoas já não chegavam nas bancas pedindo o jornal Tribuna do Povo e sim o Jornal de Juazeiro. Foi assim que eu tive a ideia de mudar o nome do jornal”, conta Paganini.

O Jornal de Juazeiro a princípio circulava quinzenalmente, posteriormente passou a ser semanal. Os trabalhos de impressão eram feitos em gráficas localizadas na cidade de Feira de Santana-BA.

Anos depois o noticiário passou a ser semanalmente. Para auxiliar nos trabalhos, a impressão era feita na gráfica Gutembergue, em Juazeiro, que pertencia ao senhor Jaime Cesar.

Com o passar do tempo e com o intuito de aumentar a produção do jornal, que já era tão bem apreciado pelos leitores do Vale, o fundador do jornal, Dr. Paganini adquiriu máquinas modernas para os trabalhos de diagramação e impressão. Esse foi o início da criação da própria gráfica do jornal. Um dos primeiros diagramadores do Jornal de Juazeiro foi o cantor Targino Gondin.

Após quinze anos de circulação, o Jornal de Juazeiro passou a se chamar Diário da Região. A mudança de nome aconteceu com o intuito de integrar ainda mais as informações sobre as cidades que compunham o Vale do São Francisco e com isso atingir um público de leitores ainda maior. O anúncio do novo nome ocorreu durante a solenidade de comemoração ao décimo quinto aniversário do jornal que aconteceu em 23 de dezembro de 1987 no Grande Hotel.

“Na festa de aniversário de 15 anos do Jornal de Juazeiro nós fizemos uma grande festa no Grande Hotel que contou com diversas autoridades políticas da região. No meio da cerimônia eu anunciei que o jornal agora se chamaria Diário da Região. Fomos muito aplaudidos e mais uma vez o jornal foi consagrado entre todos”, relembra Paganini.

Com 41 anos de existência, o jornal Diário da Região é tido como um dos pioneiros do jornalismo impresso em Juazeiro e no Vale do São Francisco, sendo o mais antigo em circulação. O Diário também foi uma academia de comunicadores. Por aqui já passaram nomes como Joaquim Muniz Barreto, Moacy Santos, Amadeus Damasio, Pedro Diamantino, Geraldo José, Antônio Pedro, Giovanni Siqueira, Fabiano Barros, entre outros. Outro legado do Diário para a sociedade é que estudantes de diversas instituições utilizam as páginas do jornal para suas pesquisas acadêmicas, o que fomenta o registro histórico e científico na região.

Outra característica do Diário da Região são as notícias produzidas por colunistas que registram o cotidiano e principais eventos da região. Muitos nomes fizeram (fazem) história no jornal entre eles podemos citar: Franciolli, Inah Torres, Gileno Dias, Janko Moura, Rony Fiqueiredo, Betinho Souza, Nélia Lima, Liza Sardeiro, Geraldo Pontes, entre outros.

Atualmente a equipe do Diário da Região é composta de 19 funcionários dentre eles jornalistas, diagramadores, administradores, fotógrafos, jornaleiros, equipe de apoio e estagiários. Comprometimento com a verdade dos fatos continua sendo o seu maior objetivo. “Nós assumimos um compromisso muito grande com a população que está atenta diariamente ao que está acontecendo em Juazeiro e adjacências, no Brasil e no Mundo. Por isso mantemos uma equipe bastante empenhada na produção de matérias, valorizando o que a população reivindica nas ruas, pedindo nosso apoio para expor problemas locais, mas também divulgar o que acontece de bom. E isso é o que mantem o sucesso do jornal”, expõe a jornalista e editora-chefe do jornal Diário da Região, Gabriela Canário.

O jornal Diário da Região também pode ser visto de qualquer parte do mundo. Através do portal de notícias, no endereço <

http://www.odiariodaregiao.com> é possível está por dentro de todos os acontecimentos em tempo real.

Comemorando mais um aniversário do Jornal Diário da Região, Dr. Paganini, não esconde a alegria e o espírito aventureiro, os mesmo dos tempos de fundação do periódico. “Celebrar 41 anos de existência do Diário da Região é uma alegria imensa. São 41 anos de muita garra, persistência e compromisso. Esse é o jornal que feito para e pelo Vale do São Francisco e seus habitantes”, comemora Paganini.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More
Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.

Política Relevantes

Lula se manifesta após ataque dos EUA à Venezuela. “Ação violou direito internacional e soberania”

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou neste sábado (3) sobre os ataques na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro. “Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou Lula.

Ele acrescentou ainda que, “atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo”.

“A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do…

Read More
Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More