O jornalista e professor Jota Menezes lançará na próxima sexta-feira (24) o seu livro “Televisão, Poder e Cidadania – A implantação da TV pública no Brasil” (Editora Chiado-Lisboa). O evento será realizado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) III da Uneb, em Juazeiro, às 18h30.
A televisão marcou a sociedade contemporânea a partir da segunda metade do século XX, transformando-se no principal veículo de comunicação no mundo. A influência da televisão pode ser medida pelo depoimento de personalidades como o dramaturgo Nelson Rodrigues, que afirmou: “a televisão matou a janela”. Ele se referia a hábitos culturais brasileiros, como as relações de vizinhança e a janela seria a visão daquele universo comunitário, “ameaçado” pela “babá eletrônica”, como se convencionou denominar a televisão, diante do sucesso na população brasileira, com o encantamento de suas novelas, programas de entretenimento e noticiário. O livro Televisão, Poder e Cidadania – A Implantação da TV pública no Brasil retrata essa transição no modo de entreter-se da sociedade brasileira com o advento da televisão, especialmente a partir dos anos 50, quando ela praticamente “pauta” a cena do cotidiano brasileiro.
A obra trata do processo de implantação, como a TV interfere no dia a dia da sociedade por meio de suas novelas, telejornais, programas de entretenimento, programas esportivos, publicidade, como criou hábitos e modismos, como foi o processo de regulamentação (concessão), as relações dos jornalistas com a televisão, o poder econômico e político e a televisão, a televisão e a cidadania, a implantação da TV pública no país em 2007 e suas repercussões, que cenários estão sendo formados a partir da criação da TV Brasil, a partir de então, e a reação das grandes redes comerciais e do público telespectador brasileiro, habituado ao estilo aberto e comercial de TV.