Nesta quinta-feira (25) o programa Petrolina Participativa chegou ao bairro José e Maria e também contou com a presença de moradores da Vila Carolina. A plenária, que aconteceu na escola Professor José Joaquim, reuniu uma grande quantidade de moradores interessados em registrar as dificuldades do bairro e reivindicar melhorias.
“É Importante ouvir as demandas que o bairro necessita, algumas reivindicações são em relação ao abastecimento de água, pavimentação das ruas e saneamento”, afirma o coordenador geral do programa, Geraldo Júnior, que conta com uma equipe de auxiliares, para o bom andamento do projeto “ A equipe faz a sistematização de todas as plenárias, e colocamos em um relatório todas as demandas que foram ouvidas na plenária, que depois segue para a Prefeitura de Petrolina, que divide as reivindicações para as secretarias responsáveis pelo setor”.
Segundo informações coletadas pela equipe do projeto, as mulheres são a grande maioria do bairro José e Maria e compareceram em peso ao evento. Uma das moradoras, Cleia Nunes, apoia a iniciativa da Prefeitura “Essa proximidade com a prefeitura é importante, vou aproveitar para cobrar mais médicos e remédios para os moradores”, afirma.
Outro problema reivindicado pelo comunitários durante a plenária diz respeito ao saneamento do bairro “Existe muito esgoto aqui nas ruas, espero que isso mude”, revela Francisco Sales, morador do bairro José e Maria.
Segundo Geraldo Júnior todas as demandas serão ouvidas “ Estamos estreitando o diálogo entre a população e a prefeitura, essas reivindicações farão parte do planejamento de 2014 a 2017”.
O Petrolina Participativa planeja a atuação da Prefeitura de Petrolina para os próximos 4 anos (2014-2017), com 26 plenárias cada uma dividida em 3 grupos: Estrutura e desenvolvimento econômico, cidadania e qualidade de vida e esporte, cultura e juventude.
Texto: Alieny Silva
Fotos: Gilson Santos