Por Caio Alves
Iniciativa, visão de futuro, capacidade de inovar, gerenciar equipes, ser comprometido e persistir. Essas são algumas características de um empreendedor. E hoje, o Diário da Região traz uma reportagem feita com jovens de Juazeiro e Petrolina, que largaram os seus empregos convencionais e montaram seu próprio negócio.
Segundo uma pesquisa realizada pela organização internacional sem fins lucrativos, Endeavor, em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE, o número de empreendedores no Brasil, cresceu 44% nos últimos 10 anos. E a cada quatro brasileiros, três querem ter o próprio negócio.

Dono de uma loja de produtos eróticos localizada em Juazeiro, Vinicius Marques, é um desses jovens que decidiram abrir o seu próprio negócio. Por ter sido demitido da empresa onde trabalhava como designer gráfico, ele se viu em um beco sem saída. “Nos horários vagos do trabalho, vendia produtos eróticos e também peças intimas, como já tinha uma clientela surgiu à oportunidade de abrir minha própria loja, e assim me vi em uma nova oportunidade de vida”, contou Marques.
Segundo o jovem empresário, a iniciativa de abrir uma loja, partiu depois que ele assistiu a um filme nacional, ‘De Pernas pro Ar’, em que a personagem principal, interpretada por Ingrid Guimarães, mostra que é possível ser um profissional de sucesso sem deixar os prazeres da vida de lado. “Após assistir ao filme me encantei com a proposta e me vi no lugar dos atores, daí surgiu à vontade enorme de abrir o meu próprio negócio”, explica.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, oferece consultoria e cursos para aqueles que também querem se tornar empreendedor. Para Vinicius, o SEBRAE o ajudou na abertura da sua loja. “Após ter sido demitido e ver o filme, fui ao SEBRAE, e eles me ajudaram tanto na parte burocrática quanto aos cursos de preparação para o mercado, de capacitação, sem dúvidas contribuíram para a fundação da minha empresa”, afirma o jovem.

Outro jovem que já têm alguma experiência em empreender é o empresário, ThairoVlademir, de 25 anos. Formado em administração, curso que para ele ajudou a organizar a sua vida pessoal e profissional, o jovem foi esperto na hora de escolher os empreendimentos que iriam gerar algum tipo de lucro para ele. “O empreendedor busca as oportunidades, se estivemos em algum local e algo me chamar atenção, eu vou estudar, analisar e ver se aquilo pode ser algo que me de lucro”, explica Vlademir.
Mas antes de se arriscar em qualquer coisa, os dois jovens entrevistados são unanimes em dizer que é preciso ter um pouco de cautela. Segundo Thairo, sempre é bom estudar aquele futuro empreendimento, buscar informações do mercado e também se aperfeiçoar. “Não adianta ir de vez na coisa, é preciso fazer um estudo mercadológico para saber se esse empreendimento vai dar certo, ou se ele tem concorrência, fazendo tudo e tendo os dados em mãos, ai sim eu me arrisco”, conclui Thairo Vlademir.






