Documentação é uma das referencias para o exercício da cidadania. A partir desse conceito, a Estação Governo Presente em Petrolina articulou junto ao Expresso Cidadão um agendamento especial para anteder à juventude do município que está sem documentos.
A proposta foi uma iniciativa do diretor de Juventude e Direitos Humanos/SEDEST em Petrolina, Robson Rocha, que procurou a EGP para mediar esta ação junto ao Expresso e facilitar o acesso à emissão da documentação como identidade, CPF e Carteira de Trabalho.
“Identificamos muitos jovens entre 15 e 17 anos que ainda não tem a documentação e como a juventude é um tema transversal e o Governo Presente faz um trabalho integrado com outras instituições, estamos unindo forças para atender essa demanda”, afirma Robson Rocha.
De acordo com o diretor, a questão principal envolve jovens que estão se preparando para o vestibular, por exemplo, e que tão longo chega o período de inscrição eles não dispõem da documentação necessária. É importante ressaltar que a emissão do material demora em média 30 dias.
“Além de esses jovens serem nosso universo prioritário esta ação contribui para inserção da juventude no exercício de cidadania”, alerta Francis Teonília, gestora da EGP em Petrolina.
O agendamento no Expresso é para que os jovens sejam atendidos no dia sábado. O encaminhamento será feito pela direção da Juventude e Direitos Humanos com apoio da Estação Governo Presente. (Com informações da Ascom)
GRFM