O Juazeirense e lutador de MMA, sigla para artes marciais mistas que incluem tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão, Jafel Calvacante Filho estará participando, no dia 24, em Salvador, do Shooto South America, evento de vale tudo que tem como objetivo oferecer uma oportunidade para os melhores lutadores brasileiros de participarem de uma competição do Shooto no Japão.
Acompanhado do seu pai, Jafel Calvacante, o lutador esteve no Diário da Região para falar um pouco sobre a sua vida dentro e fora do tatame, contando quando começou no esporte, as suas conquistas e seus sonhos.
Jafel Filho, começou muito cedo a praticar atividade esportiva, desde criança já lutava Capoeira. Depois passou pelo jiu-jitsu, onde ganhou muitos prêmios. Hoje com todas as técnicas aprimoradas está no MMA, sendo destaque nessa prática esportiva no Vale do São Francisco. “Sempre tive um sonho de vencer na vida através do esporte. Então estou buscando realizar esse sonho que é chegar ao UFC, conquistar o cinturão e ser reconhecido na minha categoria (57kg). Busco isso com muita determinação e muito treino”, conta Jafel Filho.
Tudo que o lutador falou é confirmado pelo seu pai, Jafel Calvacante, que é um dos seus grandes incentivadores. “Desde quando Jafel era pequeno ele mostrava que tinha aptidão para ser um atleta”, disse o pai de Jafel, que além de apoiar o lutador nas competições, percorre as empresas da região em busca de patrocínio para o filho. “O ideal dele é o meu, ele sendo feliz eu também sou.”, conclui o pai de Jafel.
Com um cartel de cinco lutas, todas elas vencidas com dois nocautes, duas finalizações e uma decisão unanime, Jafel está se preparando para mais uma disputa. O seu treinamento é de 6 horas por dia e envolve musculação e o aprimoramento das técnicas do jiu-jitsu e do muay thai. “O Shooto é o segundo maior evento da América Latina e nele foram revelados grandes nomes do MMA, como José Aldo e Renan Barão, e é uma das principais portas para o UFC”, explica o lutador.
A luta de Jafel Filho será no dia 24 de janeiro, às 20h em Salvador, e será transmitida pelo Canal Combate.
Por Caio Alves