O Brasil vem acordando aos poucos, como um “Gigante”, passo a passo, ele vem crescendo. A cabeça da cidadania já está bem erguida, proporcionando tomadas de decisões inevitáveis e justas.
Desde as “diretas já”, passando pelo “impeachment de Collor”, os jovens pincelam no rosto e na consciência, uma tomada de atitude! Com ou sem dor, badernas à parte… Não importa! Há Cidadãos e cidadãs nas ruas, nas praças, manifestando suas insatisfações ao tempo em que temos presenciado um País, que é mais “ouvido” para um Povo, que luta por uma independência de ideias “retumbantes, bravas”… Longe das “margens plácidas”, pacíficas por demais… Há um sol refletindo liberdade!
Estou muito feliz com essa transformação, esse sonho que vejo sendo realizado, pelo Povo e para o Povo. Desde ainda Prefeito sempre buscamos fazer uma gestão inovadora e voltada para a opinião da população, através dos Conselhos Municipais, das Associações de Classe e Comunitárias, ONGs e Entidades Filantrópicas – quando à época era imperativo se tomar decisões em gabinetes. Hoje, comemoramos a prova da força do Povo ao vivenciarmos situações que vêm a exigir posições enérgicas, rápidas e contundentes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis de Poder, tais como:
· A proibição do uso da Ilha do Fogo, pelo Povo;
· A possibilidade de a Justiça Federal construir a sede regional de Juazeiro, na área Pública de Lazer da Orla Nova (antiga área da CNSF);
· As ameaças quanto ao uso Popular da Praça Pedro Pereira Primo (Camelódromo 2 de Julho e Terminal de Ônibus).
Diante de tantas polêmicas, que ameaçam assaltar o nosso patrimônio e a nossa história, confesso, com muito entusiasmo, que recebi como um gesto de grandeza e civismo, a incorporação do Sr. Prefeito Isaac Carvalho e dos Srs. Vereadores na luta pela devolução ao Povo, da extinta Praça Municipal Barão do Rio Branco (Extensão demolida do Colégio Dr. Edson Ribeiro), que em outras épocas – na década de 30 – embelezava a frente da Prefeitura Municipal. Que de fato, aquela área possa voltar a ser uma Praça, para Juazeiro respirar urbanidade, beleza e lazer, implodindo a ameaça da edificação naquele local, de um estabelecimento comercial.
Com isso o Sr. Prefeito corrige um erro do passado e evita um absurdo que se apregoava, para o futuro.
Que as lutas da Ilha do Fogo, dos Galpões da Companhia de Navegação e da Praça Pedro Pereira Primo, sejam igualmente factíveis de sucesso.
Com a iniciativa do Sr. Prefeito e a aprovação dos Srs. Vereadores (Decreto 982/2013 de 18.Jul.2013), ficou evidente como o Povo pode governar e decidir seus direitos e desejos, através dos seus Representantes Políticos (a nível municipal o Prefeito e os Vereadores). Com o povo, permanece o dever de protestar, de criticar, com a maturidade que vem demonstrando ter, no Movimento “O Vale Acordou”!
Parabéns ao Povo de Juazeiro e à sabedoria política dos governantes – Foi um show de maturidade!
Jorge Khoury Hedaye
(Prefeito de 1983-1988)