O município de Juazeiro foi convidado mais uma vez pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade – Lappis do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ para participar da IV Oficina Técnica de Construção Coletiva da Pesquisa Multicêntrica – “Áreas Programáticas estratégicas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, no Hotel Novo Mundo, Rio de Janeiro.
A oficina – que reuniu cerca de 30 participantes de diferentes regiões do Brasil – foi mais uma etapa da pesquisa que está sendo desenvolvida em todo o país e reuniu especialistas e gestores das áreas técnicas de Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde da Criança, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde no Sistema Penitenciário do Ministério da Saúde.
O objetivo é desenvolver ações/estratégias de apoio à implantação, fortalecimento e qualificação das Redes Prioritárias de Atenção à Saúde. Representando Juazeiro, a Diretora de Atenção à Saúde do município, Geandry Peres, explica que a oficina foi mais uma oportunidade para fortalecer as discussões sobre as práticas no SUS.
“Foi um momento muito produtivo, discutimos as bases de avaliação do cadastro de experiências, bem como estratégias para convocatória que circulará em âmbito nacional. É um privilégio para nosso município poder contribuir na construção desta pesquisa que melhorará consequentemente os fluxos de atendimentos nas unidades. No final quem ganham são os usuários que terão a disposição serviços mais qualificados”, ressaltou.