O número de crimes violentos letais e intencionais (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) diminuiu no município de Juazeiro, norte da Bahia, no terceiro trimestre do ano. Em comparação com o primeiro trimestre, a redução foi de mais de 50%.
Em janeiro, Juazeiro registrou 11 homicídios; em fevereiro, foram 15, maior número deste balanço mensal; já no mês de março, foram 10 mortes, totalizando, nos três primeiros meses, 36 homicídios.
Em abril, o número subiu para 11; em maio, foi registrado uma queda, com sete mortes; em junho, o número foi ainda menor: quatro homicídios. No total, foram 22 mortes no segundo trimestre do ano.
No mês de julho, agosto e setembro, respectivamente, Juazeiro registrou seis, quatro e cinco homicídios, totalizando, portanto, 15 crimes violentos letais e intencionais. É o menor número no comparativo com os períodos trimestrais de 2019.
Até o momento, nos dez primeiros dias de outubro, três homicídios foram registrados em Juazeiro.
O balanço não contabiliza os casos de corpos encontrados, com mortes a esclarecer, nem os casos de mortes de vítimas que chegaram a ser socorridas para unidades hospitalares e que não resistiram aos ferimentos.
O levantamento foi feito em parceria com o blog Paim News.
Redução de mortes na Bahia
O mês de setembro registrou o menor número de mortes violentas dos últimos sete anos, na comparação com os outros meses neste período, conforme balanço da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Este ano, a polícia baiana contabilizou 347 casos, nos 417 municípios do estado, superando a marca de 348 ocorrências, no mês de março de 2012. Já no acumulado de 2019, de janeiro a setembro, a Bahia apresentou redução de 14,2% dos crimes letais (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Foram 3.724 casos este ano, contra 4.339 mortes em 2018.
Blog Preto no Branco