A Conferência Estadual de Educação encerrou na última semana (dia 11) com resultados positivos para Juazeiro. Do evento, saíram dois delegados municipais eleitos para a etapa nacional e algumas propostas aprovadas, com destaque para a inclusão da emenda nº 2747, que refere-se ao reconhecimento e admissão do Articulador de Educação Tecnológica (bem como do Assistente Social, Psicólogo e Psicopedagogo) no rol dos profissionais de suporte pedagógico que compõem a Educação Básica Pública.
Esse sucesso só foi possível graças à sistemática aplicada na Conferência Municipal de Educação, realizada pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro em maio deste ano. “Sem dúvida, ter elegido esses dois representantes da nossa cidade para a Nacional marca mais um momento histórico para o município, pois significa que o nosso trabalho está sendo bem feito. O saldo é muito positivo, não só do esforço feito aqui, mas também do desempenho dos nossos representantes em Salvador, que conseguiram aprovar e incluir algumas das nossas propostas no documento síntese da Conferência Estadual. Percebemos que as nossas proposições estavam coerentes com as demandas gerais e isso nos deixa muito feliz”, acredita a Superintendente de Gestão, Lucinete Alves.
O Articulador de Educação Tecnológica, Leandro Guimarães, esteve entre os 10 delegados de Juazeiro que marcaram presença na etapa de Salvador e o representante municipal teve a oportunidade de participar dos colóquios que antecederam as plenárias. Na ocasião, expôs sobre a existência do cargo – criado no último concurso público da Educação realizado em 2011 – e discorreu sobre a função, que consiste em mediar e facilitar a introdução das tecnologias no processo de ensino. “Fiquei muito feliz de participar dessa construção da política de educação do nosso país e de poder defender algumas contribuições que partiram de Juazeiro. Falei dos ganhos do nosso município ao ter criado o cargo e os participantes reconheceram a importância da existência desse novo profissional, bem como o potencial de aplicação em outras localidades brasileiras, como alternativa de promoção da inserção das escolas no universo tecnológico”, avaliou.
Os delegados de Juazeiro também participaram de outras discussões, como é o caso da Diretora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim, que defendeu as propostas locais no Eixo IV da Conferência Municipal de Educação (Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem). Nesse segmento, a delegada enfatizou a aquisição das 18 Escolas de Educação Infantil (mais conhecidas como creches) em parceria com o Governo Federal, como avanço na Política de Expansão da Educação Infantil. “Depois de participar da Estadual nós entendemos que a nossa Conferência foi bem conduzida; percebemos que já melhoramos em muitos setores, como na valorização do professor, garantia dos direitos da criança e melhoria dos índices da Educação Básica; e saímos com a sensação de dever cumprido até agora”, pondera.
A Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro em Brasília, terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. As etapas preparatórias (municipal e estadual) garantem a participação da sociedade nessa discussão pertinente à melhoria da educação do Brasil. Eleitos em Salvador, seguirão para a Nacional como delegados titulares da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro: Leandro Guimarães (representante do segmento Trabalhadores da Educação Básica) e Ana Célia Silva Santos (representante do segmento Movimentos Sociais). “Esperamos que mais uma vez os delegados nos representem bem e defendam as nossas propostas. Todo o apoio necessário será dado para que mais uma vez Juazeiro se destaque nesse cenário”, afirma o secretário da pasta, Clériton Andrade.